Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses passa por obras de reforma

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação / Semus | Publicado em 09 de maio de 2023 às 12:41

A intervenção visa garantir espaço adequado para realização das atividades do dia a dia

A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), órgão da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), passa por obras de reforma com o objetivo de promover melhorias estruturais e aprimorar suas instalações. As intervenções têm como foco garantir um ambiente adequado para a realização das atividades do dia a dia.

Dentre as ações iniciais, a UVCZ passa por reparo de cobertura, limpeza do terreno e adequação na sala de eutanásia. A intenção é que toda a unidade passe por melhorias e receba a nova identidade visual da Prefeitura de Palmas.

As obras também visam solucionar possíveis problemas relacionados a danos causados pela ação do tempo, proporcionando um ambiente seguro e protegido para o desenvolvimento das atividades da UVCZ, que desempenha um papel importante na identificação e investigação de surtos de doenças zoonóticas como dengue, zika, chicungunya, febre amarela, malária, raiva, leishmaniose e tantas outras. O controle populacional de animais domésticos, como cães e gatos, em áreas com alta incidência de doenças de importância epidemiológica,  a realização de campanhas de vacinação contra a raiva e educação da população sobre medidas de prevenção, também estão entre as ações desenvolvidas pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses.