Unidade Demonstrativa de Pecuária Leiteira cumpre mais uma etapa com colheita de capim e sorgo para formação de silagem

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 01 de abril de 2020 às 10:44

Os trabalhos ocorreram na Chácara Acácia, localizada no Projeto de Assentamento Entre Rios, próximo ao distrito de Buritirana

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) cumpriu mais uma etapa do planejamento das atividades em torno da Unidade Demonstrativa de Pecuária Leiteira, com a colheita do capim brachiaria marambu e sorgo ponta negra para formação de silo. Os trabalhos ocorreram ao longo da última semana e início desta, na Chácara Acássia, localizada no Projeto de Assentamento Entre Rios, próximo ao distrito de Buritirana.

Desenvolvida com apoio financeiro do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), a Unidade Demonstrativa de Pecuária foca na  Integração Lavoura-Pecuária (ILP), sendo uma vitrine para a implementação de tecnologias de baixo custo destinadas tanto para grandes produtores quanto aos dedicados à agricultura familiar.   No sistema ILP, o produtor pode gerir de forma integrada culturas e criações distintas para obter maior resultado econômico em sua propriedade.

Outra vantagem do sistema ILP é quanto ao período entressafra, sendo uma alternativa para o confinamento bovino, pois aproveita espaço na propriedade e gera renda em um período em que a produção agrícola é interrompida.

O plantio ocorreu em dois hectares preparados anteriormente com gradagem, correção do solo com calcário, adubação de formação e adubação de cobertura. O desenvolvimento das plantas passou por acompanhamento técnico dos agrônomos da Seder Luiz da Silva Machado Neto e Roberto Cunha Carvalho, além do médico veterinário Cláudio Sayão e o zootecnista Thiago Moreira, responsáveis pela unidade.

Alimento durante escassez

A Chácara Acássia, de propriedade de Lourdes Virgilino da Costa, possui 12 matrizes, e os trabalhos são coordenados de forma familiar. No período de pouco leite, a média de vacas em lactação é menos da metade, afetando diretamente na produção e resultados econômicos.

Uma das dificuldades observadas e que a maior parte dos produtores de leite enfrentam é justamente a baixa produtividade durante o período de estiagem devido à escassez de pasto. O sistema ILP objetiva minimizar esses prejuízos com a oferta de alimento (capim e sorgo) armazenado no silo.

O próximo passo será a implantação de 28 piquetes rotacionados de braquiária em meio hectare. Nesse sistema a liberação do espaço é feita de forma gradual. Quando o gado concluir o consumo em um espaço, com tempo de uso de um dia, um novo é liberado até o consumo adequado do capim disponível e posteriormente da silagem.