USF da Arne 43 promove ação de cuidado contra hipertensão e diabetes

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus / Edição Denis Rocha | Publicado em 05 de abril de 2024 às 10:06

Ato reúne pacientes da região para receber orientações sobre qualidade de vida e atendimentos

A Unidade de Saúde da Família (USF) da Arne 43 (406 Norte) promoveu nesta sexta-feira, 5, uma ação de lançamento da Estratégia Cardiovascular Implementativa de Cuidado voltada para pessoas com idade de 40 a 74 anos, hipertensos e diabéticos entre os moradores da região, intitulada ‘HD+’. As atividades tiveram início às 7 horas da manhã e seguirão até as 19 horas, oferecendo consultas médicas e de enfermagem, avaliação nutricional, exames laboratoriais, atividades físicas, auriculoterapia e ventosaterapia.

Para a dona de casa Vânia Sousa, 46 anos, a iniciativa reforça o hábito já estabelecido semanalmente por ela. Vânia menciona que participa do grupo ‘Mulheres Ativas’ na unidade, onde são realizadas uma série de atividades físicas e promoção da saúde às terças e quintas-feiras. “Eu vou participar das avaliações hoje, auriculoterapia, é sempre bom aproveitar essas oportunidades”, destaca.

A aposentada Avelina Montelo, 76 anos, estava acompanhada de sua amiga Vânia, e também participa do grupo de atividades físicas da unidade. Ela relata que sempre fica sabendo dos programas em sua unidade através de suas amigas ou diretamente dos próprios trabalhadores da saúde, que a convidam para participar. “Acho gratificante esse cuidado com nós pacientes”, ressalta Avelina.

Segundo a  coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Sanmya Andrade, no Brasil a maior taxa de prevalência dos óbitos são pelas causas que envolvem as doenças crônicas. “Com a oferta de uma melhor qualidade de vida para a nossa população, implementamos o dia ‘HD+’ que está dedicada a realizar a estratificação do risco cardiovascular na prevenção dessas doenças e no acompanhamento principalmente dos hipertensos e diabéticos.

Para receber tratamento contra diabetes e hipertensão através da rede municipal de saúde, a população pode procurar sua unidade de referência e agendar uma consulta com profissionais de saúde, médicos ou enfermeiros, responsáveis por diagnosticar e encaminhar para os demais serviços necessários. Posteriormente, o paciente será atendido pela equipe multiprofissional, composta por educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas.