UVCZ inicia ações de educação em saúde contra malária e doença de chagas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus / Edição: Denis Rocha | Publicado em 10 de abril de 2024 às 09:50

Cronograma prevê atividades em Unidades de Saúde da Família, Centros de Referência da Assistência Social, escolas e praias

Em alusão às datas de prevenção e combate a malária e doença de chagas que acontecem neste mês de abril, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) iniciou nesta quarta-feira, 10, as ações de educação em saúde sobre as enfermidades. A primeira atividade foi realizada nesta manhã para turma do 9º ano da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, localizada na Arno 44 (409 Norte), com uma palestra educativa e exposição dos vetores.

O cronograma prevê ainda palestras e exposição dos insetos nas escolas e no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), panfletagem em praias e visita técnica para abordagem de fluxos e protocolos das doenças para enfermeiros e médicos nas Unidades de Saúde da Família (USFs). De acordo com o biólogo e coordenador da entomofauna da UVCZ, Anderson Brito, os locais escolhidos para as atividades são próximos de mata ou áreas que são propícias de encontrar o anofelino, mosquito que transmite a malária e o barbeiro, hospedeiro da doença de chagas.

A estudante Bianca Oliveira Rodrigues, 14 anos, gostou de aprender mais sobre as doenças. Ela conta que já tinha ouvido falar sobre elas nos jornais, mas de forma mais superficial. “Eu não me preocupava tanto porque eu não via falar muito, eu só via falar o nome, mas não sabia que era tão perigoso assim e que podia acabar matando algumas pessoas. Agora vou tomar muito cuidado e adotar alguns hábitos como usar roupas longas, passar repelente e cuidar mais do quintal”, contou.

O aluno Caio Gabriel de Jesus Ribeiro, também de 14 anos, parabeniza a palestra por ter sido clara, dinâmica e bastante informativa. “Eu conhecia vagamente sobre essas doenças e nunca tinha tido a oportunidade de ver esses vetores, ainda mais no microscópio. Eles explicaram que a recriação é muito rápida e pode acontecer em objetos pequenos igual o mosquito da dengue, então é redobrar ainda mais todos os cuidados”.

Cronograma das atividades

• 12/04 no período vespertino - Visita técnica para abordagem de fluxos e protocolos das doenças para enfermeiros e médicos na USF Walterly Wagner José Ribeiro (Taquaruçu Grande)
  • 19/04 a partir das 17 horas - Panfletagem na Praia da Graciosa
  • 22/04 a partir das 7h30 -  Palestra e exposição dos vetores na USF Walterly Wagner José Ribeiro (Taquaruçu Grande)