UVCZ promove Dia D de testagem de leishmaniose canina nesta sexta-feira, 11

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Annady Borges - estagiária sob a supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus Palmas | Publicado em 10 de agosto de 2023 às 14:21

Ação ocorrerá nas praças ao lado da Escola Estadual Centro de Ensino Médio Tiradentes e da Escola Municipal Darcy Ribeiro

Ter um bichinho exige cuidado, carinho e comida diariamente. Mas também é importante castrar e dar as vacinas certas e, claro, realizar a testagem regular para leishmaniose visceral canina (calazar). Nesta sexta-feira, 11, a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), realizará, das 8 às 17 horas, o Dia D de testagem rápida para detecção da doença.

A ação ocorrerá nas praças ao lado Escola Estadual Centro de Ensino Médio (CEM) Tiradentes, que fica na Arse 82 (806 Sul) e da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada na Arse 91 (904 Sul). O teste rápido é realizado em 15 minutos e o resultado já é informado. Ele atua como uma primeira triagem para selecionar os animais que apresentam resultados positivos e necessitam realizar um teste de sangue no Laboratório Municipal para confirmação. Não é obrigatório levar documentos do animal, mas ele deve ter mais de seis meses para fazer o teste.

Nem todos os cachorros infectados revelam os sintomas da doença, mas esses são alguns dos sinais mais comuns da leishmaniose: queda de pelos, descamação da pele, principalmente no focinho, aparecimento de feridas na pele, mais comum na orelha, focinho e cauda, perda de peso, falta de energia e crescimento exagerado das unhas.

Além de fazer o teste pelo menos uma vez por ano, é fundamental que a população combata o mosquito-palha, que transmite o parasita causador da doença, tanto em cães quanto em humanos. Isso pode ser feito ao eliminar os possíveis locais onde o mosquito se reproduz, como restos de comida, frutas, fezes de animais, folhas e galhos. A Semus destaca que a UVCZ oferece testes gratuitos para leishmaniose em cães de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em sua sede, sem a necessidade de agendamento prévio.