Vacinação contra HPV é iniciada em unidades escolares

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Saúde | Publicado em 10 de março de 2014 às 10:12

Meninas de 11 a 13 anos já podem ser vacinadas contra o vírus do HPV (HPV (do inglês, human papiloma virus), na rede pública de Saúde. Em Palmas, a Vacinação foi iniciada nesta segunda-feira, 10, no Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, localizada na Quadra 607 Norte. A vacina também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com a Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Souza, foi elaborado um cronograma junto às escolas para que as adolescentes possam ser vacinadas no ambiente escolar. “As equipes de Saúde da Família serão responsáveis por esta articulação com as unidades de ensino. A vacina também estará disponível a partir da próxima segunda-feira nas Unidades Básicas de Saúde para meninas na faixa etária preconizada (11, 12 e 13 anos)”, informou.

Ainda segundo Juliana, a introdução da vacina quadrivalente contra o HPV (Papilomavírus Humano) no Sistema Único de Saúde (SUS), pra adolescentes de 11 a 13 anos tem como objetivo a prevenção do câncer do colo do útero.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.

Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra HPV no esquema recomendado abaixo:

1ª dose: a dose inicial será ofertada para adolescentes de 11 a 13 anos, em Unidades Básicas de Saúde e escolas, a partir do mês de março/2014;

2ª dose: a 2ª dose será administrada seis meses após a 1ª dose, nas Unidades de Saúde;

3ª dose: a 3ª dose será administrada cinco anos após a 1ª dose, nas Unidades de Saúde.

Cronograma de escolas que já estão agendadas

Nome da Escola

Unidade de Saúde Responsável