Vai viajar? Atualização do cartão de vacina é fundamental, orienta Semus

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 19 de dezembro de 2022 às 17:49

Viagens nacionais e internacionais exigem imunização em dia

O final do ano chegou e muitas pessoas aproveitam o período para tirar férias, viajar e ter aquele descanso merecido. Uma viagem, no entanto, exige planejamento e uma coisa que não pode faltar é a atualização do cartão de vacina, conforme orienta Hugo Botelho, gerente da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus).

Em viagens nacionais ou internacionais, é necessário estar atento. De acordo com o profissional, é muito importante a atualização do esquema vacinal de todos os imunizantes preconizados pelo Ministério da Saúde (MS) e disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Neste período de férias, de final de ano, onde as pessoas viajam, transitam em outros estados e até mesmo para outros países, recomenda-se estar devidamente vacinado. Assim você garante a sua proteção contra doenças e vírus que estão erradicados no território nacional, mas que ainda circulam em países vizinhos. Evitando ser um hospedeiro de algum vírus”, afirma Botelho.

No caso das viagens nacionais, o MS recomenda que a população, observada as faixas de idade, atualize as seguintes vacinas: influenza, febre amarela, hepatites A e B, rotavírus, pentavalente, dupla adulto (tétano e difteria) tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), covid-19, poliomielite, meningite, entre outras. Confira aqui os calendários de vacinação de todas as faixas etárias.

Nas viagens internacionais, alguns países podem exigir Certificado Nacional de Vacinação para entrar em seus territórios, como é o caso das vacinas contra a poliomielite, febre amarela e covid-19.  Esse documento pode ser obtido pelo app Conecte SUS, do MS. Saiba mais aqui.

Para garantir a imunização, o primeiro passo é comparecer em qualquer uma das 34 Unidades de Saúde da Família (USFs), onde são oferecidos todos os imunizantes disponíveis. Botelho reforça que todas as vacinas do calendário básico de vacinação devem ser atualizadas. “Nós temos as vacinas preconizadas para as crianças, para os adolescentes e para os adultos. Todas têm a mesma importância, pois todas garantem a devida proteção contra doenças”, finaliza.