VI Conferência Municipal de Cultura será realizada nos dias 25 e 26 de agosto

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 21 de agosto de 2023 às 13:24

Regimento interno do evento que discutirá políticas públicas de cultura foi publicado no Diário Oficial da sexta-feira, 18

Artistas, fazedores de cultura e sociedade em geral podem contribuir na elaboração do Plano Nacional de Cultural. É que a etapa municipal para a elaboração do documento, a VI Conferência Municipal de Cultura, será realizada pela Fundação Cultural de Palmas (FCP) neste final de semana, com abertura na sexta-feira, 25, às 18 horas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e continuidade no sábado, 26, na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, das 8 às 20 horas.

O regimento interno da conferência, que nesta edição discutirá o tema ‘Democracia e Direito à Cultura’ foi publicado no Diário Oficial da sexta-feira, 18 e pode ser conferido aqui. Já Aqueles que desejarem participar, deverão realizar o seu credenciamento por meio do formulário disponível aqui.

A Conferência Municipal de Cultura é um espaço de participação social, na qual ocorre articulação entre a gestão municipal, a comunidade, sociedade civil organizada, artistas e fazedores de cultura para analisar a conjuntura da área cultural e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas. Na etapa municipal são eleitos os delegados e as propostas para a Conferência estadual, que por sua vez escolhe os representantes para a Conferência Nacional, que neste ano resultará na elaboração do Plano Nacional de Cultura.

A presidente da FCP, Cleizenir Divina, explica que a quantidade de participantes na Conferência Municipal determinará o número de delegados que Palmas poderá levar para as etapas estadual e nacional, sendo assim a mobilização da população é fundamental. “É importante que a população participe dessa conferência, porque é esta participação que vai permitir que Palmas leve mais delegados e assim seja melhor representada tanto na Conferência Estadual quanto na Nacional”, ressalta.

Para mobilizar a comunidade, a FCP promoveu reuniões em Taquaruçu, Morada do Sol, Jardim Aureny III e na Arno 33. Além de encontros individuais com grupos de artistas e representantes de categorias.

Almoço e Transporte Público
Para facilitar a participação da população à conferência durante todo o dia, a FCP fornecerá apoio com coffee break, almoço e transporte público. Haverá transporte coletivo gratuito a partir das 7 horas,  saindo de Taquaruçu, Taquari e Arno 33. A rota com o itinerário será divulgada em breve.