Volta às aulas requer mais cuidado e atenção no trânsito

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 15 de fevereiro de 2016 às 10:56

Com a volta às aulas, a Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte percorre escolas públicas e particulares da Capital e chama a atenção, principalmente, dos pais para alguns cuidados necessários a fim de garantir a segurança das crianças no trânsito e a fluidez nas portas das unidades de ensino.

Nesta segunda-feira, 15, a equipe de Educação para o Trânsito esteve no Colégio Marista pela manhã, levando orientação aos pais, e dentro da unidade a equipe apresentou de forma lúdica e interativa aos alunos noções de segurança para o trânsito, como os palhaços Batata Frita e Cocada. No período da tarde a equipe de trânsito também estará na unidade para levar orientações aos demais alunos.

Para os pais a recomendação é utilizar o equipamento de segurança adequado para cada idade. A Lei determina que bebê de zero a um ano seja transportado somente no bebê conforto, nunca no colo. Crianças de um a quatro anos devem utilizar a cadeirinha, e de quatro até os sete anos e meio devem ser transportadas no assento de elevação. E a partir dessa idade, a criança deve ser transportada no banco de trás até os 10 anos e sempre com o uso do cinto de segurança.

O superintendente de trânsito, Moisés Valadares, lembra que nas proximidades das escolas, é importante que o condutor reduza a velocidade e nunca pare formando fila dupla, pois isso dificulta a fluidez do trânsito na porta das escolas. “A segurança das nossas crianças deve vir sempre em primeiro lugar. Os pais precisam ser mais cuidadosos no trânsito, uma vez que eles são os melhores professores de seus filhos, e essas lições as crianças levam para vida toda”.

A ação foi desenvolvida devido às constantes reclamações de desrespeitos às Leis de Trânsito que são praticados nas portas das escolas. Dentre elas, a mais comum é estacionar em fila dupla, um dos fatores que provocam maior congestionamento na porta das escolas.

“O pai acha que parando rapidinho para deixar ou buscar uma criança não vai atrapalhar, mas essa atitude é infração de trânsito e causa grandes transtornos”, enfatiza Valadares.

A travessia correta e o respeito à faixa de pedestre são importantes orientações que estão sendo frisadas na ação educativa. E é claro, não poderia faltar orientações de paciência e gentileza ao dirigir, pontos principais para um trânsito melhor.