
Prefeitura de Palmas leva ração e abrigo a animais de rua na região norte da Capital
No Dia do Trabalhador, equipes da Sebem se dedicaram ao ofício de levar amor e cuidado a animais desabrigados
Sair de colônia em colônia (agrupamento de animais), levando carinho, cuidado, e, sobretudo, alimento. Foi assim que a Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem) escolheu celebrar o Dia do Trabalhador. Na manhã desta quinta-feira, 1º de maio, as mãos que também organizam planilhas, coordenam ações e atendem denúncias se dedicaram a algo mais silencioso, mas profundamente necessário: alimentar e acolher animais que vivem nas ruas da região norte de Palmas.
A ação faz parte de dois projetos desenvolvidos pela pasta: o Tigela Cheia, responsável pela distribuição de ração em pontos estratégicos onde vivem colônias de cães e gatos; e o Aldeia das Patas, que oferece abrigos confeccionados especialmente para garantir proteção contra o sol e a chuva aos animais em situação de rua.
“As ruas não são lugar para ninguém, muito menos para seres tão vulneráveis. Nosso trabalho vai além dos muros da secretaria, ele alcança as calçadas, os terrenos baldios, os becos onde vivem esses animais. Eles também têm direito à dignidade”, destacou a secretária Gabriela Siqueira Campos, que acompanhou a entrega dos donativos.
O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, também esteve presente e acompanhou de perto a ação, reforçando o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.
Moradora da região norte e defensora da causa animal, Marisnete Torres recebeu uma das casinhas instaladas em sua quadra e celebrou a ação. “É algo inédito que está acontecendo em nossa cidade. A Prefeitura finalmente voltou os olhares para os animais, distribuindo abrigo e comida. Realmente agora os animais vão ser bem cuidados e bem tratados”, afirmou.
Além das colônias assistidas diretamente pela equipe da Sebem, a distribuição também contemplou protetores independentes previamente cadastrados junto à pasta, reconhecendo o papel essencial que eles desempenham no cuidado diário com os animais em situação de rua.
Texto: Diogo Paz
Edição: Iara Cruz

