
Resolve Palmas comemora quatro anos de funcionamento na Capital com mais de um milhão de atendimentos
Só no primeiro semestre de 2019 foram atendidas mais de 294 mil pessoas nas três unidades localizadas na Capital
Neste mês de agosto, o Resolve Palmas comemora quatro anos de serviços prestados a população. Com uma estrutura completa que
promove um atendimento integrado e presta serviço em um único lugar sem que o
cidadão tenha que ficar se deslocando na solução dos problemas nas áreas de
transporte, vigilância sanitária, finanças, habitação, meio ambiente,
construção, defesa do consumidor, imobiliário e também do Sistema Nacional de
Emprego (Sine Palmas), entre outros. Nesta terça, 20, a equipe do órgão se
reuniu para celebrar a data, em evento na sede do Resolve Palmas, na Avenida
JK.
Durante esses quatro anos foram realizados mais de um milhão de atendimentos. Só
neste primeiro semestre deste ano, 294 mil pessoas passaram por alguma das três
unidades da Capital, sendo a unidade Centro que fica localizada na Avenida JK,
o Resolve Palmas Sul, que fica localizado em Taquaralto, e atende ininterruptamente
das 8 às 18 horas; e ainda a unidade do Resolve Norte, no Shopping Capim
Dourado, que funciona do meio-dia às 21 horas.
Para a Prefeita Cinthia Ribeiro, o objetivo do órgão é oferecer
atendimento rápido e de qualidade a toda população. A prova de que estamos
cumprindo nosso papel diariamente é o alto índice de aprovação dos usuários. “Nosso
grande desafio é melhorar o que já é ótimo, pois temos 95% de aprovação nas pesquisas
aplicadas aos usuários. A meta é prestar um serviço cada vez melhor, com segurança
e no menor tempo possível”, destacou.
Um dos parceiros do Resolve Palmas é a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), que tem como função inserir o jovem no mercado de trabalho através da capacitação teórica e prática. Para a gerente da unidade no estado do Tocantins, Patrícia Lucena, a parceria tem sido muito importante, pois nesses 4 anos, proporcionou a oportunidade do primeiro emprego para centenas de jovens. “A Prefeitura está dando a chance para que nossos jovens tenham a oportunidade do primeiro emprego. Eu acredito que o primeiro emprego vai ficar para sempre marcado na vida desses jovens”.
De acordo com o secretário
da Casa Civil, Edmilson Vieira das Virgens, a oportunidade de acolher
esses jovens no serviço público é a porta de abertura da
dignidade para que muitos possam ter a chance de se inserir no mercado de
trabalho e evoluir buscando aperfeiçoamento. “Eu me apaixonei pela
administração público com 15 anos, quando tive meu primeiro emprego como estagiário, fui
apoiado e acolhido no serviço público e hoje me sinto honrado
em participar como secretário desta solenidade comemorativa”, destacou.
Atendimentos 1ª Semestre de 2019
São mais de 250 serviços ofertados por 11 pastas da Prefeitura e também pelos
parceiros que mantém guichês dentro das Unidades. O atendimento mais procurado
no primeiro semestre de 2019 foram os serviços prestados pela concessionária
BRK Ambiental que é a responsável pelo abastecimento de água e esgoto em
Palmas.
Foram aproximadamente 34 mil pessoas que procuraram
as unidades do órgão e solicitaram algum tipo de atendimento. Entre eles está a
transferência da titularidade de uma conta, solicitação de ligação e religação
de água e renegociação de débitos. O segundo serviço mais procurado foi a
emissão de boletos de tributos municipais, emissão de notas fiscais entre
outros que somaram aproximadamente 33 mil atendimentos.
Logo a seguir veio o Cadastro de Vagas do Sine, que presta os serviços de
cadastramento e recolocação de pessoas no mercado de trabalho. Passaram pelo
órgão 25 mil pessoas. A procura foi grande também em relação à solicitação de
tributos relacionados a Secretaria de Finanças do Município os serviços mais
procurados foram sobre os assuntos relacionados ao IPTU e renegociação de
dívidas que atendeu 24 mil pessoas. Já o serviço de Cadastro Habitacional
atendeu 22 mil pessoas que procuraram o órgão para se cadastrar em programas habitacionais
do Município.
Para a diretora do Resolve Palmas, Rosângela Lara Gomes, o número de
atendimentos que realizamos neste primeiro semestre mostra como a procura pelos
serviços é grande. Isso só mostra que o órgão vem
cumprindo o seu papel que é atender e solucionar os problemas do
cidadão.
Como é o caso do pequeno produtor rural, Raimundo
Bandeira de Melo, 69 anos, que veio buscar informações sobre o IPTU,
essa é a segunda vez que ele utiliza o serviço. ‘O atendimento no Resolve
Palmas é rápido e os atendentes sempre estão preparados
para nos orientam, sempre vou embora satisfeito’. Afirmou.
Unidades Resolve Palmas
O Resolve Palmas atende em três unidade na Capital. A unidade Centro que fica
localizada na Avenida JK, o Resolve Palmas Sul, que fica localizado em Taquaralto,
e atende ininterruptamente das 8 às 18 horas. E tem ainda a unidade do Resolve
Norte, no Shopping Capim Dourado, que funciona do meio-dia às 21 horas.
Dentre as três unidades, a localizada na Avenida JK
foi a mais procurada. De janeiro a julho de 2019 foram realizados 164.650
atendimentos. Na unidade Sul foram atendidas 115.382 pessoas e na região Norte
foram 14.537 atendimentos.
O contribuinte pode conferir todos os atendimentos
oferecidos nas unidades do Resolve Palmas e a relação de documentos necessários
para cada um dos serviços oferecidos deles na página eletrônica. Além disso, o
Resolve Responde, serviço de WhatsApp, tira dúvida de cidadãos sobre os
atendimentos ali concentrados através do número (63) 9 9283-7597.
Edição e postagem: Lorena
Karlla