Menu
Redes sociais

Saúde de Palmas recebe nota 10 do SUS pela cura dos novos casos de Tuberculose

Saúde de Palmas recebe nota 10 do SUS pela cura dos novos casos de Tuberculose

Data da publicação: 23/03/2012


A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) recebeu avaliação nota 10 do Índice de Desenvolvimento do SUS (IDSUS), pela cura de 100% dos novos casos de tuberculose diagnosticados na Capital. “Nesse 24 de março, Dia Mundial de Combate a Tuberculose, temos muito o que comemorar e continuar melhorando sempre a nossa prestação de serviços à comunidade”, destaca Samuel Bonilha, titular da Semus

 

O IDSUS

O IDSUS é a ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no País. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção básica e especializada, verificando como está a infraestrutura da saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

 

Trabalho integrado

“A avaliação positiva de Palmas é resultado de todo um trabalho integrado desenvolvido pelas áreas da Vigilância e Atenção da Semus, que se esforçam para buscar o paciente, tratá-lo, acompanhá-lo, informar a comunidade, com o objetivo de livrar nossa Capital desse doença”, justifica Adriana Victor Lopes, diretora de Atenção à Saúde.

 

A Doença

De acordo com Aldenira Freitas, responsável Técnica pela Área da Tuberculose, a doença é curável e o tratamento está disponível na rede pública, gratuitamente. A tuberculose é causada por uma bactéria, ataca principalmente o pulmão, mas também pode acometer rins, cérebro, ossos, coluna vertebral e outros órgãos. Os sintomas mais comuns são: tosse com catarro por mais de três semanas, febre baixa no fim do dia, perda de peso, suadeira, cansaço e dor no peito.

 

“Padronizado pelo Ministério da Saúde, o tratamento tem a duração de seis meses, e não pode ser interrompido antes deste prazo, ainda que os sintomas tenham desaparecido”, informa Aldenira Freitas, acrescentando que os doentes que estão sendo tratados e tomando corretamente os medicamentos não oferecem perigo de contágio, porque a partir do início do tratamento este risco vai diminuindo dia após dia.

 

Alerta

Aldenira Freitas alerta que a presença de tosse por mais de duas semanas é um sinal de que algo está errado. “Neste caso, é importante que o paciente procure ajuda em uma unidade de saúde com urgência. O mesmo vale para a confirmação de diagnóstico de familiares e pessoas próximas”, adverte a especialista.

 

Ações

De 19 a 30 de março de 2012, as unidades de saúde de Palmas realizam atividades educativas, disseminação de informações e orientações à população, em sala de espera, busca ativa de novos casos da doença, ações educativas integradas com as escolas próximas à área de abrangência das unidades.