
Secretaria de Desenvolvimento Rural leva assistência técnica aos produtores rurais e urbanos
Foi implantada a patrulha mecanizada com o emprego da frota própria e locando equipamentos e máquinas para atender a demanda.
O ano de 2014 para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) foi marcado por muito trabalho, a começar pelas ações práticas envolvendo diversas atividades e diferentes setores da zona rural da Capital, beneficiando desde o pequeno ao médio produtor. São ações que vão desde a assistência técnica à elaboração de projetos e acompanhamento como articulações e apresentação de propostas para alavancar recursos, fortalecer o setor, com aplicação de tecnologia, e torná-lo cada vez mais produtivo com força na economia local.
A equipe técnica da Seder atuou em várias frentes de trabalho, saindo a campo para acompanhar de perto a implantação de projetos e a execução na prática dos mesmos. Só no sistema de manejo para a agricultura foram desenvolvidas 762 ações coletivas; 134 nas atividades pecuárias e 70 na piscicultura, e montadas 12 unidades demonstrativas.
Referente às ações para o desenvolvimento rural sustentável, a Prefeitura de Palmas implantou a patrulha mecanizada com o emprego da frota própria e locando equipamentos e máquinas para atender a demanda. Só nas estradas vicinais foram recuperados 4.350 km, sendo que desse total 1.500 km foram recuperados e receberam cascalhamento.
Além disso, 90 projetos foram encaminhados para o Banco do Povo; em 177 propriedades rurais foram realizados os trabalhos de compostagem; e foi montada na Feira da 304 Sul, a Central de Negócios da Agricultura Familiar.
Orientação técnica
No tocante à orientação técnica sobre correção de solo, as equipes técnicas prestaram 320 consultas, na pecuária 84 e no setor de piscicultura 90 atendimentos. Ainda durante este ano, foram ofertados seis cursos nas áreas de agricultura, pecuária a aqüicultura e realizadas palestras com temas diversos voltadas para essas atividades, sendo dez na área de agricultura, cinco na pecuária e seis na aquicultura.
Durante o ano, foram desenvolvidas também várias ações paralelas como: palestras reuniões e parcerias visando à inclusão dos agricultores no contexto econômico. Entre as parcerias se destaca o trabalho realizado com a Embrapa para a implantação do Projeto Reniva de uma unidade propagativa, onde serão implantadas diversas variedades de mandioca cultivadas na região a partir de seleção das mais produtivas, onde os próprios produtores serão multiplicadores após passarem por cursos, sobre industrialização e comércio da mandioca no entorno de Palmas.
Cadastro Ambiental Rural
Outra ação desenvolvida pela Seder constitui na coleta de dados e estratégia para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais tendo como finalidade integrar informações ambientais referentes à situação das áreas de preservação permanentes visando facilitar a vida do produtor rural que pretende obter licenças ambientais uma vez que é preciso ter a regularidade através do Cadastro.
Feiras
A Seder atuou também em eventos como a Feira do Produtor e Festival Gastronômico de Taquaruçu com assessoramento sobre a forma de inclusão dos produtores locais, beneficiando-os economicamente com a venda de produtos no evento.
Participou também da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins), com apresentação de resultados e mostras de equipamentos e da Expo Palmas 2014, quando apresentou a fazendinha didática.
“É o momento oportuno para os produtores aproveitaram os eventos e absorverem o máximo de conhecimento. Quanto à idéia de focarmos uma fazendinha temática é porque acreditamos que as crianças são nossas multiplicadoras na expansão do conhecimento”, destacou o secretário Roberto Sahium no evento da Expo Palmas 2014.