12 novembro 2014 às 11:10

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Embrapa e produtores discutem implantação do projeto Reniva

Reunião realizada na manhã dessa terça-feira, 11, marcou o início das articulações entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) e produtores rurais para a implantação do projeto Reniva, desenvolvido pela Embrapa.  O encontro foi realizado na sala de reuniões da Seder e contou com a presença do secretário Roberto Sahium, técnicos da Seder, produtores rurais e do engenheiro agrônomo Gustavo Azevedo Campos, que representou a Embrapa Pesca e Aquicultura.

 

O projeto Reniva tem como objetivo a criação de uma rede de produtores de manivas, sementes de mandioca, com características genéticas adaptadas à região e com controle fitossanitário, através da seleção de material livre de vírus. Isso busca garantir melhores índices de produtividade e maior rapidez na produção das manivas.

 

As mudas podem ser produzidas através de dois métodos: em laboratório, em um processo chamado de micropropagação, ou através de propagação rápida, utilizando-se miniestacas de mandioca. Este último método tem a vantagem de ser mais barato, já que não requer grandes estruturas para fazer a multiplicação.

 

Roberto Sahium ressaltou que a busca de novas tecnologias e o aprimoramento de algumas técnicas já conhecidas têm como objetivo desenvolver a mandiocultura no Município. “Precisamos melhorar a produtividade e, também, disponibilizar manivas aos produtores. Hoje, há dificuldades em conseguir sementes de boa qualidade em quantidade suficiente para atender à demanda”, afirmou.

 

Para o produtor rural Cleudimar Rodrugies de Souza, morador do PA Entre Rios, na região de Buritirana, a reunião foi muito proveitosa. Ele está esperançoso com essa nova proposta de produção de manivas. “A gente começa a acreditar que vai dar certo. Precisamos resolver essa dificuldade de conseguir as ramas. Estou com oito hectares preparados, mas não vou plantar todo por falta de sementes”, conta Souza.

 

O próximo passo do trabalho conjunto da Seder com a Embrapa será a implantação de uma unidade propagativa, onde serão plantadas diversas variedades cultivadas na região. A partir da seleção das mais produtivas, será feita a propagação das mudas, que posteriormente serão disponibilizadas aos produtores locais.

 

Tags: