Seder presta assistência rural à unidade de referência para gado de corte
Cadeia produtiva tem grande oportunidade de crescimento em Palmas
Equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) visitou a unidade de referência tecnológica de Palmas, do programa ABC do Corte, desenvolvido pela Embrapa em parceria com o município. Na oportunidade, técnicos da pasta prestaram assistência técnica rural, com foco na correção do solo e melhoria da pastagem. A fazenda Progresso produz gado de corte e é a unidade pioneira na Capital.
A área a ser trabalhada tem cinco hectares e contará com 10 piquetes que servirão como demarcação para rotação de pastagem a cada três dias – um dos procedimentos indicados pelos técnicos da pasta para que o gado tenha melhoras no ganho de peso por área.
Para participar do programa, o produtor se compromete a aplicar a metodologia de adequação da pastagem, com a correção do solo e aquisição de uma balança para fazer o acompanhamento do ganho de peso dos animais . Atualmente, a unidade possui 114 cabeças de gado.
Para o diretor de Assistência Técnica, Cláudio Sayão, o intuito do trabalho com esta unidade demonstrativa é que ela sirva de referência para ampliar a cadeia de gado de corte no município de Palmas, que tem grande potencial de crescimento. “As técnicas utilizadas têm como objetivo melhorar a produção de pastagem durante o período de águas, aumentando a qualidade do peso por área e melhorando o retorno financeiro.” Ainda segundo o diretor, esse tipo de metodologia ajuda o produtor a operar com mais tranquilidade no mercado futuro de preço da arroba.