17 março 2015 às 14:47

Seder realiza blitz produtiva junto a produtores de Soja

Na região rural de Palmas são produzidas mais de 500 mil sacas de soja por safra. Para dá visibilidade a esse trabalho e oferecer o suporte da Prefeitura de Palmas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) realizou na manhã desta terça-feira, 17, uma Blitz Produtiva em fazendas produtoras de grão em Palmas.

 

Participaram da blitz o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, acompanhado de técnicos da pasta e agricultores dos Projetos de Assentamento Rural Entre Rios e Sítio. Na ocasião, o secretário explicou que a finalidade da blitz é ampliar a relação com os produtores rurais do segmento de soja e dar visibilidade a esta área de produção em Palmas. 

 

“Nós precisamos interagir com a área produtiva do município. Palmas possui uma área produtiva que precisa ser mais conhecida e valorizada, a Prefeitura está à disposição do agricultor para dá o suporte necessário para isto”,  afirmou Sahium,  ao ressaltar também que a presença dos agricultores dos Projetos de Assentamento visa a integração entre o pequeno e o grande produtor, para que possam trocar experiências e conhecimento, além da possibilidade do desenvolvimento de ações em conjunto.

 

Acompanhando a ação, a agricultora Tânia Maria Macedo, do P.A Sítio, afirmou que oportunidade de conhecer outras experiências é fundamental para o pequeno produtor rural. “Está é uma oportunidade de troca de experiências e conhecimento, importante para ambas as partes”, disse. 

 

Dentre as fazendas visitadas estão as fazendas América, Três Ranchos I, Três Ranchos II e Tarumã.  Somente na  Fazenda Três Ranchos II foram plantados 1.300 hectares de soja e 800 de milho. Todas as fazendas utilizam o processo de plantio na entresafra, a safrinha, de milho, milheto e sorgo. 

 

“Apesar de pouco divulgado o plantio de soja na região rural de Palmas já pode ser considerado tradicional, sendo que as primeiras fazendas, como as Três Ranchos I e II, começaram a produzir ainda no início da década de 80”, explicou o proprietário rural, Gilberto Marasca. 

 

O plantio de outras culturas na entresafra da soja, além de tornar as terras produtivas o ano todo, possibilita a recuperação do solo que permanece saudável e de boa qualidade.

 

Estradas Vicinais

 

Durante a visita, Sahium se comprometeu também a enviar máquinas e técnicos do Município para realizar a recuperação das estradas vicinais de acesso a região rural da Capital. O secretário ressaltou ainda que Palmas possui uma forte vocação para a produção agrícola, vocação esta já em exercício por um bom número de produtores. “O que precisamos é, além de dar visibilidade a estes produtores, transformar esta produção em agroindústria. A agroindustrialização chega através da produção, e isto já começamos”, afirmou.

Tags: