Menu
Redes sociais

Semed alerta gestores sobre período de retificação e confirmação de matrículas do Censo Escolar 2017

Prazo para as unidades educacionais conferir ou corrigir dados declarados termina no próximo dia 11

Semed alerta gestores sobre período de retificação e confirmação de matrículas do Censo Escolar 2017

Data da publicação: 18/09/2017


A Secretaria Municipal da Educação (Semed) informa que começou o período de retificação e confirmação de matrículas do Censo Escolar 2017. As unidades educacionais têm até o dia 11 de outubro para conferir e, se necessário, corrigir os dados declarados durante o período de Matrícula Inicial do Censo, encerrado em 31 de julho passado. As informações devem ser inseridas por meio do Sistema Educacenso, disponível no seguinte endereço: http://educacenso.inep.gov.br.


Conforme o Censo Escolar, as instituições também podem complementar o sistema com informações que não tenham conseguido declarar durante o período de coleta inicial. Durante o período de retificação, as unidades educacionais que não iniciaram a declaração do Censo Escolar poderão fazê-la. Nesse caso, devem ter atenção redobrada e fazer uma checagem minuciosa nas informações declaradas, pois não será concedido novo prazo para conferências e retificações dos dados fornecidos.


Recibo de Fechamento


A orientação da Secretaria da Educação (Semed) é para que as unidades educacionais façam a retificação do Censo o mais breve possível, atentando para a obrigatoriedade de realizarem o “Fechamento do Censo”, o que permitirá para que o sistema gere o “Recibo de Fechamento”, já que serão considerados para publicação final apenas os dados inseridos em estabelecimentos de ensino que tenham alcançado os requisitos solicitados pelo sistema Educacenso para o fechamento do Censo Escolar.
No Censo Escolar, os gestores e técnicos cadastrados no sistema farão preenchimento detalhado de informações sobre a escola, alunos, turmas e dos profissionais escolares declarados.


Saiba mais sobre o Censo Escolar


Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação, o Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. É realizado todos os anos em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.


Tem como principais objetivos fornecer informações estatístico-educacionais para análises e diagnósticos e avaliações sobre a educação brasileira, além de servir de parâmetro para planejamento de políticas públicas e repasses de verbas do governo.


Entre as informações que devem constar no Censo Escolar estão os dados educacionais, que incluem programas e projetos ofertados nas escolas, como Educação Infantil e Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Salas de Recursos Multifuncionais, Programa Mais Educação, entre outros.