
Técnicos da Seder e produtores rurais de Palmas retornam de curso sobre mandioca na Bahia
Como forma de aprimorar o desenvolvimento da mandiocultura em Palmas, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e produtores de mandioca de assentamentos do Município participaram na última semana, de um curso sobre a cultura da mandioca, na unidade de mandioca e fruticultura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Cruz das Almas-BA.
O curso, ministrado por pesquisadores da Embrapa, teve aulas teóricas e práticas e abordou aspectos como preparo de solo, nutrição, pragas, doenças e melhoramento genético. A programação contou ainda com visitas técnicas.
As visitas
Na primeira visita, os técnicos e produtores conheceram a biofábrica de manivas, na cidade de Ilhéus, que trabalha com a propagação em vitro e propagação rápida de mudas para o projeto Reniva. Esse projeto tem como objetivo selecionar material livre de vírus e criar uma rede de produtores de manivas.
Já na Fazenda Bosque, no município de Sapeaçu-BA, foi possível conhecer a utilização da manipoeira, água que resulta da prensa da mandioca, na alimentação animal. A fazenda trabalha com pecuária leiteira e de corte.
Em visita à cooperativa Coopamido, que fabrica fécula e amido modificado, em Santo Antonio de Jesus-BA, foi possível conhecer as fases do processo produtivo, desde o cultivo da mandioca, até a industrialização. A Coopamido conta hoje com 121 cooperados, que cultivam uma área aproximada de 1100 ha de mandioca para indústria.
Produção agrícola
Para o produtor Raimundo Alves Rodrigues, morador do Assentamento PA Sitio, foi uma oportunidade de aprender mais sobre a cultura. “Além de ver essa técnica de produção das manivas, foi bom poder saber mais sobre a mandioca, como as pragas e doenças e também a produção de farinha”, disse.
Já o engenheiro agrônomo da Seder Luiz da Silva Machado Neto, destacou a rapidez na produção de mudas, já que para ele “hoje o produtor encontra dificuldades em adquirir manivas. "Mas vimos que é possível se produzir sementes de maneira rápida até mesmo na propriedade”, afirmou Neto.
O Diretor de Desenvolvimento Rural, Eurijan Martins, destacou o interesse de alguns produtores em produzir manivas. “Vimos pela técnica de propagação rápida que é possível termos produtores especializados em produzir sementes”, afirmou, acrescentando que essa técnica é simples e acessível, e “possibilita a produção de material propagativo de boa qualidade em pouco tempo".
Esse curso é resultado de um trabalho conjunto entre a Seder e a Embrapa Pesca e Aquicultura. Segundo o secretário Roberto Sahium, esse tipo de capacitação faz parte da política municipal de desenvolvimento da produção agrícola. “Nosso objetivo é trazer tecnologias, que sejam simples e acessíveis e melhorem a produção, produtividade e a competitividade dos nossos produtores”, disse.