06 novembro 2014 às 15:38

Técnicos da Seder oferecem palestra e suporte a produtores do PA Sitio

Foco é a produção de mandioca.

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), ministrou na manhã desta quinta, 06, palestra para os produtores rurais do Projeto de Assentamento Sitio, próximo a Buritirana. O tema abordado foi o cultivo da mandioca em todas as etapas e o aspecto econômico. Cerca de 20 produtores receberam as informações.

 

A ação tem como forma incentivar os produtores assentados as boas práticas da cultura em todas as etapas desde a escolha e corte da rama (maniva), aos cuidados sanitários com as plantas, o processo de tratamento para serem sadias e fortes, ter idade entre 10 e 14 meses, diâmetro de dois a três centímetros e possuírem cinco a sete gemas perfeitas.

 

Para desenvolver e ampliar a cultura foram realizadas preparação do solo, tendo sido disponibilizadas 168 toneladas de insumos, e ainda foram disponibilizadas máquinas para preparo e correção do solo. Também foram adquiridos 50 metros cúbicos de manivas, das variedades cacau precoce, para mesa, Utinga, AIC-12 AIC -14 e castelão da Argentina. A expectativa é aumentar a produtividade.

 

Para o secretário Roberto Sahium, os produtores devem se ater à boa formação da lavoura. “Nós apenas estamos sendo uma ferramenta para facilitar o trabalho dos produtores, mas a organização deve partir dos próprios agricultores, e isso pode fazer a diferença na atividade e no momento da tomada de decisões”, disse o secretário.

 

Segundo Antônio de Pádua, que faz parte do grupo de produtores beneficiados, a assistência técnica oferecida pela Prefeitura é um estímulo para desenvolver a atividade e uma facilidade na vida dos produtores. “Estou muito otimista estas orientações ajudam a firmar o homem no campo e motiva a gente produzir cada vez mais”, disse o agricultor.  

Tags: