Cerca de 190 mil mudas foram produzidas pelo Viveiro Municipal da Infraestrutura somente no primeiro semestre de 2017

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Deni Rocha | Publicado em 16 de agosto de 2017 às 09:55

Cravos, vincas, zínias, ixoras, bouganvilles são algumas das espécies produzidas no viveiro e utilizadas no paisagismo da Capital

Com uma proposta totalmente inovadora para produzir mudas nativas, ornamentais e de época, além de recuperar aquelas já plantadas em definitivo, mas que estão danificadas ou doentes, o Viveiro Municipal da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transportes de Palmas produziu mais de 190 mil mudas ornamentais somente neste primeiro semestre de 2017, às margens do córrego Água Fria, na região Norte de Palmas.

Segundo o diretor de Parques e Jardins da Secretaria de Infraestrutura, Eduardo Pelaez, são diversas espécies produzidas no local e que são utilizadas no paisagismo urbano ornamentando os canteiros centrais e rotatórias da cidade.

Pelaez explica que o Viveiro Municipal, que fica em região de floresta, também tem a função de climatizar as mudas que vêm de outras regiões mais frias. “Elas ficam no viveiro por um tempo até se acostumarem como o nosso calor”, conta.

Por sua vez, o encarregado pelo Viveiro Municipal, Alessandro da Silva, garante que as plantas são produzidas com captação de água do córrego Água Fria, desde o plantio das sementes, passando para o solo até a transferência para as aéreas públicas de Palmas.

Para isso, hoje o viveiro conta com uma equipe com 12 profissionais que garantem a produção necessária das espécies para assegurar o paisagismo das vias públicas, praças e rotatórias da Capital.

Diferente do Viveiro Educador, instalado no centro da Capital, o Viveiro Municipal da região Norte se caracteriza especialmente em mudas de pequeno porte, como os cravos, vincas, zínias, ixoras, bouganvilles, entre outros.

Viveiro Educador

O Viveiro Educador, administrado pela Fundação de Meio Ambiente (FMA), produz plantas maiores, árvores para reflorestamento, e segue as normas preconizadas pelo Plano de Arborização Urbana do Município.

De acordo com o Presidente da FMA, Evercino Moura, o Viveiro Educador possui atualmente cerca de 80 mil mudas e é aberto à visitação de escolas e da população que pode receber anualmente cinco mudas para plantar na área urbana ou dez para plantio na zona rural.

Existe também a possibilidade de doações para entidades através de parcerias com instituições que podem receber até mil mudas para reflorestamento. “No Viveiro Educador cultivamos mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado, que são utilizadas na arborização urbana, projetos de recuperação de nascentes e reflorestamento”, disse Evercino Moura.