ETI Cora Coralina realiza mais uma etapa do Projeto Leitura em Ação, Solte sua Imaginação

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed Palmas | Publicado em 15 de abril de 2024 às 14:08

Evento na quarta-feira, 17, antecipa comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado dia 18/04, e contará com a presença de escritoras de livros infantis

Para festejar com grande estilo o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no próximo dia 18 de abril, a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Cora Coralina, situada na Arno 71 (603 Norte), realizará nesta quarta-feira, 17, às 14 horas, mais ação do Projeto ‘Leitura em ação, solte sua imaginação: juntos vamos voar para um mundo de aventuras’. O evento será no jardim da escola e contará com a presença de duas convidadas especiais. São duas escritoras de livros infantis, sendo elas: Beatriz Amaral, de apenas 9 anos, e a professora Deyse Suelen, professora da rede municipal. Ambas já possuem obra publicada. 

Será feita uma roda de conversa com as crianças para apresentar as obras das autoras e conversar sobre a importância da leitura como ferramenta de ensino e aprendizagem, já que o projeto ‘Leitura em ação solte sua imaginação’ busca, entre outros objetivos, proporcionar momentos de boa leitura e oportunizar reflexão de textos diversificados, que possibilitem a construção do conhecimento e desenvolvimento das habilidades e socialização entre alunos e familiares.

Empolgada com o projeto, a autora, professora Angelita Faria, destaca que “incentivar a leitura é proporcionar às crianças, não apenas o acesso ao conhecimento, mas também a oportunidade de se tornarem cidadãos mais conscientes, sensíveis e preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Incentivar a leitura é voar para um mundo de aventuras, conhecimento e aprendizagens”, pontua a professora. Ao final do evento será feita a soltura de balões de gás com escritas relacionadas ao tema e os dizeres "Juntos vamos voar para um mundo de aventuras, conhecimento e aprendizagens".

O Projeto ‘Leitura em ação solte sua imaginação’ é desenvolvido ao longo do ano, sendo dividido em duas etapas semestrais. O livro trabalhado no primeiro semestre é "O aniversário de seu Alfabeto", de autoria de Luiz Gesine. Já no segundo semestre as ações serão mais competitivas, com a realização de gincana, onde serão computados pontos nas seguintes áreas: livros e páginas lidas; apresentações em sala para os colegas; vídeos enviados da leitura da criança em casa; ficha de participação, preenchida no caderno com capricho, além de organização e estado do caderno. O encerramento e a culminância do projeto acontecerá no final do ano letivo, com apresentações culturais pelas das crianças. 

 

 

Leia tambémUnidades escolares se mobilizam em prol do Dia D da Busca Ativa Escolar