ETI Padre Josimo Tavares desenvolve projeto de combate ao bullying

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed | Publicado em 26 de abril de 2024 às 12:43

Proposta visa criar ambiente escolar seguro e acolhedor, em que todos estudantes se sintam valorizados e protegidos

Palestras educativas, filmes, rodas de conversa, campanhas de conscientização e orientações sobre as consequências do bullying são algumas das atividades realizadas pela Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares, que  lançou um projeto abrangente para combater essa prática na comunidade escolar. A proposta visa criar um ambiente escolar seguro e acolhedor, onde todos os estudantes se sintam valorizados e protegidos.

Liderado pela equipe diretiva e orientacional da unidade, em colaboração com professores, funcionários e estudantes, o projeto será realizado ao longo de todo o ano letivo com atividades e iniciativas planejadas para cada trimestre, visando alcançar resultados duradouros e significativos na redução dos casos de bullying. Um dos palestrantes é o instrutor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Rausley Rodrigues.

As ações do projeto, como formação de grupos de apoio, atividades artísticas e esportivas, além da promoção de valores de respeito, empatia e inclusão, ocorrem dentro das instalações da Unidade Escolar, em todas as salas de aula, corredores, áreas de recreação e espaços comuns onde os alunos interagem a fim de proporcionar aos estudantes atividades variadas que despertem o interesse de todos.

Segundo a orientadora educacional da unidade, Denise de Oliveira, o bullying pode trazer sérias consequências para o bem-estar emocional e acadêmico dos alunos, afetando seu desempenho escolar e sua saúde mental. “Portanto, é crucial implementar medidas eficazes para prevenir e combater o bullying, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e crescer em um ambiente seguro e saudável”, disse a educadora, acrescentando que o projeto busca promover uma cultura de respeito mútuo e apoio entre os estudantes, construindo uma comunidade escolar mais forte e solidária.