Gestão de resíduos do Município ajuda a preservar o meio ambiente e gera renda

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 08 de fevereiro de 2022 às 08:33

FMA mantém ecopontos para descarte correto; estações de coleta estão distribuídas por toda a cidade

Sensibilizar a população para aderir às ações que visam manter a cidade limpa, preservar o meio ambiente e também fazer o descarte correto de resíduos está entre as prioridades da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), que por meio do Programa Renova Palmas faz a gestão de Resíduos na Capital.

Para tanto, o Programa mantém 17 estações de coleta seletiva, espalhadas por todas as regiões de Palmas. Estes locais são compostos por quatro contêineres, cada um com destinação exclusiva a um tipo de detrito: plástico, papel/papelão e metal. Em alguns, também é possível fazer o descarte de vidro e de óleo de cozinha, residual.

Porém, para que o programa dê certo é necessária a adesão voluntária da população. Segundo orientações da FMA, o lixo deve ser separado em casa, em sacolas diferentes e devem ser depositados nas estações de coleta, conforme indicação do contêiner.

É necessário cuidar para que os recicláveis não sejam misturados com resíduos orgânicos, para evitar a chamada “contaminação”, que inviabiliza a reutilização dos materiais.

Entre as principais vantagens da coleta seletiva está a possibilidade de geração de renda aos catadores e catadoras, aumento da capacidade de recebimento e vida útil do aterro sanitário e preservação do meio ambiente, uma vez que esses materiais serão reutilizados.

Porém, apesar do município de Palmas manter o Programa Renova Palmas há mais de cinco anos, muitos cidadãos ainda não realizam o descarte de forma correta, depositando o lixo orgânico junto com o inorgânico, tanto nos contêineres comuns, quanto nos específicos.

Segundo informações da FMA, o problema dessa prática errada é que ela compromete a eficiência de quem adota a separação e descarte correto, pois quando se mistura o lixo orgânico ao inorgânico, há contaminação e os materiais não podem ser reaproveitados.

Mais orientações sobre o descarte correto de resíduos podem ser obtidas na página da Fundação Municipal de Meio Ambiente no Instagram (https://www.instagram.com/fmapalmas/).

Saiba onde estão os Ecopontos Renova Palmas

Praça dos Girassóis - Terratins