Profissionais que atendem pacientes em surtos psicóticos participam de curso de Emergências Psiquiátricas

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Elionay Carvalho - estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom | Publicado em 25 de abril de 2024 às 15:12

Cerca de 30 profissionais, incluindo membros do Samu, das UPAs, da Polícia Civil e de Caps participaram

Cerca de 30 profissionais participaram do curso de Emergências Psiquiátricas ministrado pelo Núcleo de Emergência e Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A capacitação visava auxiliar profissionais que atendem pacientes em surtos psicóticos, com participação de profissionais do Samu, das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), da Polícia Civil e dos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps). O curso ocorreu na quarta-feira, 24, e nesta quinta-feira, 25, na sede do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM).

O curso foi dividido em dois módulos: o primeiro abordando de forma geral a emergência psiquiátrica. O segundo módulo acontecerá no próximo mês e será voltado, especificamente, para o suicídio, abordando como o profissional deve se comportar ao lidar com um paciente com intento suicida.

O Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Samu é responsável por disseminar a capacitação sobre Emergências Psiquiátricas em toda a rede de Atenção à Urgência e Emergência Psiquiátrica do Município de Palmas, baseando-se em treinamento do Ministério da Saúde (MS) já ocorrido em Brasília (DF). 

"O treinamento tem como objetivo capacitar os profissionais para lidar com pacientes em crise psiquiátrica, abordando diversas situações como ansiedade, pânico, depressão e comportamento agressivo. Eles aprendem a estabelecer vínculos com os pacientes e resolver emergências para que não precisem recorrer à contenção física ou química, que representa um risco para a equipe e para o paciente. Caso a colaboração do paciente não seja alcançada, o treinamento aborda estratégias específicas para essa situação, visando minimizar os riscos envolvidos na abordagem física", explicou o enfermeiro emergencista do Samu, Mauro Maués.

A psicóloga Maria de Fátima Pereira de Carvalho também participou da ministração da capacitação e falou sobre a importância do acolhimento para as pessoas no momento de fragilidade. "É cada vez mais importante levar informação sobre o atendimento aos pacientes psiquiátricos, porque essa é uma demanda que perpassa toda a sociedade de conseguir prestar esse atendimento, acolhimento, saber que no momento de crise o que o paciente precisa ali realmente é ser amparado, acolhido."

"A capacitação é essencial para nós, profissionais de saúde, que lidamos diariamente com situações de urgência e emergência. O medo inicial ocorre pela falta de preparo para lidar com essas situações. Espero que mais colegas recebam essa formação para proporcionar uma melhor qualidade de atendimento", disse a técnica de enfermagem da UPA Norte Maria Henrique da Silva.

A qualificação é uma iniciativa do NEU do Samu, da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e Secretaria da Segurança Pública (SSP).