Palmenses escolhem as prioridades de como o recurso público será gasto na cidade

Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 13 de setembro de 2017 às 10:21

Questionários respondidos por site ajudarão a elabora projetos de lei que serão enviados para votação na Câmara Municipal de Palmas

Durante 57 dias a Prefeitura de Palmas recebeu sugestões e demandas da comunidade por meio do site participa.palmas.to.gov.br, a fim de elaborar o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), que definem todos os custos e investimentos previstos para os próximos anos. O site foi um dos mecanismos disponíveis pela gestão para a participação popular, moradores puderam contribuir ainda durante as quatro audiências públicas realizadas no mês de agosto.

As sugestões registradas foram encaminhadas às secretarias ligadas ao Município para que os gestores elaborem as suas propostas orçamentárias priorizando as sugestões da consulta pública. Após esse passo serão elaborados projetos de lei para posterior encaminhamento à Câmara Municipal de Palmas, parem serem votadas e aprovadas.

Disponível para a população desde o dia 14 de julho, o site do Participa Palmas contabilizou até o último dia 10, prazo final para participação, um total de 165 questionários respondidos por palmenses, sobre as ações e projetos que desejam ver fortalecidos ou criados para os próximos quatro anos por meio do Plano Plurianual (PPA).

As sugestões levantadas pelo participa.palmas.to.gov.br serão estudadas junto com todas as contribuições registradas nas quatro audiências públicas realizadas no mês de agosto nas Regiões Central (05/08), Norte (12/08), Sul (19/08) e Distrital e Rural (26/08) e que reuniram 676 moradores em salas temáticas.

A superintendente de Planejamento, Andréia Cristina Silva Leitão, explica que a participação da população foi muito positiva e permitiu que a gestão veja as demandas da cidade de acordo com cada região. “As demandas levantadas nos deram a visão segmentada do que precisamos fortalecer e implantar para melhoria da nossa cidade”, explicou.

Prioridades apontadas

Quanto aos eixos temáticos, o da Educação teve como principais sugestões da população a melhoria do que já vem sendo feito na Educação Infantil; instalação de novos Centros de Educação Infantil (CMEIs) e aumento de vagas.

No eixo da Habitação a população sugeriu como demanda para alocação de recursos em 2018 o aprimoramento no atendimento dado á população com a construção de mais conjuntos habitacionais na zona urbana e também projetos voltadas para a Zona Rural.

Outro eixo que recebeu diversas sugestões foi o da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer, com solicitação de investimento em times de futebol e ampliação de projetos voltas para a cultura.

Números

Dos 165 questionários, 90 foram respondidos por mulheres e 75 por homens. No que diz respeito a divisão por regiões, a Central,  que abrange as Arses e Arsos, registrou 92 participações. Em segundo lugar ficou a região Norte, que inclui as Arnes e Arnos, com total de 42 questionários devidamente respondidos. Em terceiro ficou a região Sul, composta pelos Aurenys, Taquaralto e Taquari, com 20 participações contabilizadas. Na ponta ficaram os distritos de Buritirana, Taquaruçu e a Zona Rural, que juntas contabilizaram 11 participações.

No que se refere à faixa etária, a maioria é de pessoas entre 28 a 36 anos (52), tendo como segundo lugar as pessoas entre 37 a 45 anos (43). O último lugar compreende a faixa etária de até 18 anos (7).

Quanto a escolaridade, a maior participação foi dos palmenes com pós-graduação, total de 74, seguido pelos 42 com Ensino Superior completo e 35 que ainda estão cursando a faculdade. Participantes com Ensino Médio completo e incompleto somaram 10 e os com Ensino Fundamental completo e incompleto somaram quatro pessoas.

No quesito renda mensal, o maior registro ficou entre as pessoas que ganham de um a quatro salários mínimos, totalizando 71 das participações. O segundo lugar ficou entre as pessoas que ganham de quatro a seis salários mínimos (31). O último diz respeito aos que ganham acima de dez salários (8).