Últimos dias para população contribuir com o Orçamento Participativo 2024

Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

Autor: Georgethe Pinheiro - Secom/Palmas | Publicado em 01 de novembro de 2023 às 14:43

Consulta pública será encerrada no próximo domingo; demandas vão orientar aplicação de recursos no próximo ano

No próximo domingo, 5, termina o prazo para a comunidade contribuir com a elaboração do Orçamento Participativo (OP) 2024. Esta é a oportunidade que o cidadão tem de apresentar demandas, propor soluções, reivindicar melhorias e ajudar a construir uma proposta orçamentária que contemple a cidade em suas diferentes regiões.

Em 2022, o cidadão apresentou diversas necessidades e anseios que já estão consolidadas, se não total, mas pelo menos parcialmente neste exercício de 2023. Por isso, quem tiver interesse ainda pode exercer este direito de cidadania. Para isto, basta acessar a página do OP 2024 e responder à consulta pública.

Saúde
As demandas atendidas no Orçamento Participativo de 2023 podem ser sentidas em melhorias na prestação de serviços da saúde. Neste ano, a comunidade pode contar com campanhas permanentes de vacinação; de saúde da mulher, além de realizar reformas em diversos postos de saúde e nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Também estão sendo realizados projetos voltados a públicos específicos, como o Viver Melhor, que atende idosos, e o Programa Saúde na Escola, voltado às unidades de ensino da rede municipal, dentre outros.

Fesp
A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) ofertou diversas especializações, residências e atualizações aos profissionais e bolsistas do Município, contribuindo para a qualidade dos serviços de saúde ofertados pela administração e formação profissional dos servidores.

Desenvolvimento Social
Para garantir uma boa prestação de serviços à população, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) implantou programas e projetos, a exemplo do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), local de atendimento especializado de adolescentes em medidas socioeducativas, mantido em parceria elo município, com os governos estadual e federal.

Outro setor contemplado foi o de serviços públicos e infraestrutura. Atendendo demandas e sugestões, o município vem entregando à população mais pavimento asfáltico em quadras que esperaram a benfeitoria por muitos anos. Também tem investido na recuperação de pavimento em ruas e avenidas, executado obras de drenagem, realizado a instalação e ampliação das redes de esgoto, melhorado o sistema de iluminação pública, ampliado os serviços de poda de árvores, de coleta de lixo, de roço e varrição dentre outros.

Meio ambiente
A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) em alinhamento com as políticas públicas nacionais e atendendo a demandas locais iniciou o projeto de proteção e bem-estar animal, que está na etapa de elaboração da lei que regerá esta política pública municipal.

Além disso, a FMA ainda retomou o programa de balneabilidade das praias de Palmas, por meio do qual analisa a qualidade das águas para atividades recreativas de contato primário. Também continuou as ações de fiscalização, monitoramento e licenciamento ambiental.

Por meio do comitê PrevIncêndio, que inclui a Defesa Civil, Guarda Metropolitana, Semus, Semed, dentre outros parceiros, realizou a campanha de prevenção, controle e combate às queimadas.

Turismo
A Agência Municipal de Turismo (Agtur) realizou diversos eventos, entre eles o Carnaval 2023 e o Capital da Fé, o Festival Gastronômico de Taquaruçu e a Festa da Colheita da Jabuticaba. Também realizou o Palmas Férias, atendendo o plano diretor da Capital, os demais bairros e os distritos de Taquaruçu e Buritirana, com atrativos nacionais e locais.

Além disso, foi implantada a Plataforma Integrada de Turismo que reúne informações sobre o trade municipal e leva de forma acessível e gratuita ao turista, também foi lançada a marca turística de Palmas e em setembro a Capital participou da feira da Abav, no Rio de Janeiro, onde apresentou os potenciais turísticos do Município para o Brasil e mundo.