Agentes de endemias recebem capacitação em dengue e leishmaniose

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas

Autor: Redação EGP | Publicado em 11 de abril de 2016 às 13:41

Vinte cinco agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) iniciaram nesta segunda-feira, 11, capacitação voltada para supervisores da dengue e leishmaniose. O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano, por meio da Escola de Gestão Pública de Palmas, através do Programa Servidor Multiplicador, e se estende até sexta-feira, dia 15, no auditório do Centro de Controle de Zoonoses.

Há 12 anos trabalhando na Prefeitura de Palmas, o agente de endemias Paulo dos Santos Dias está empolgado com a oportunidade de fazer o curso, pois a única capacitação que fez foi quando entrou no Município, em 2004. “Espero que esse curso traga mais conhecimento pra gente e, consequentemente, algo melhor para a sociedade”, destaca.

Quem também considera o momento positivo é o servidor Ademilton Alves. “A gente, que trabalha na ponta, precisa dessas atualizações para melhor desempenhar a nossa função, sem contar que, no futuro, servirá para uma progressão.”

Durante a aula inaugural do curso, a presidente do Instituto Vinte de Maio, Karin Dias, deu as boas-vindas aos participantes, falou sobre a função do recém-inaugurado IVM, formado pelas escolas de Gestão, de Saúde e de Educação, e apresentou a nova estrutura disponível para a formação continuada do servidor público municipal.

Curso

Com a proposta de contextualizar as diretrizes do programa de Controle de Dengue e Leishmaniose e o papel do supervisor, a “Capacitação para Supervisores da Dengue e Leishmaniose” visa uma reflexão e entendimento sobre a integralidade das ações de vigilância, bem como estimular a interpretação e análise de dados. Também pretende aperfeiçoar a capacidade gerencial dos supervisores nos quesitos: mudança, gestão das competências, resolução de conflitos, tomada de decisão e organização; além de subsidiar os supervisores para um melhor relacionamento e abordagem com os agentes e população.