Agricultores familiares de Palmas assinam contratos de microcrédito no Banco do Povo

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 14 de abril de 2014 às 18:26

Na tarde desta segunda-feira, 14, quatro agricultores familiares do Assentamento Veredão estiveram na sede do Banco do Povo para assinar contratos de empréstimo que totalizam R$ 20 mil. Os produtores usarão o dinheiro para incrementar as atividades de agricultura familiar que desenvolvem em seus lotes no assentamento.

“A nossa intenção é ajudá-los a aumentar a produtividade através do acesso ao microcrédito”, afirma Josimar Sanches, gerente de Economia Solidária do Banco do Povo. O gerente explica ainda que o Banco está atendendo prioritariamente agricultores familiares, costureiras e bicicletarias.

O produtor rural Leomar Pereira Soares é um dos financiados pelo Banco do Povo. “Com este dinheiro vou comprar 250 pintinhos e aumentar meu plantel. Também vou construir um galpão adequado para as galinhas e frangos”, declarou o assentado.

O diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Eurijan Martins, também estava presente na hora da assinatura dos contratos. “Nós viemos aqui com os técnicos responsáveis pelos projetos para garantir que a parceria firmada entre o Banco do Povo e a Seder está sendo cumprida”, afirmou o diretor.

De acordo com um termo de cooperação firmado entre as duas instituições, os produtores rurais que fizessem empréstimos no Banco do Povo teriam suporte técnico da Seder desde a confecção do projeto até a implantação do mesmo.

O recurso disponível para novos empréstimos é da ordem de R$ 954.246,60. Pessoas físicas poderão adquirir empréstimos no valor de R$ 500,00 a R$ 5 mil, quitados em até 18 meses. Para os negócios formais (jurídicos), o montante oferecido é de R$ 1 mil a R$ 10 mil, que deverá ser pago em até 24 vezes. A taxa de juro é de 1% ao mês, tendo os pagamentos em dia desconto de 0,2% sobre o valor da parcela.

Quem pleitear o crédito, assim como seu avalista, não pode constar como devedor no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa ou Dívida Ativa. O processo para aquisição do empréstimo começa com o preenchimento do cadastro na sede do Banco do Povo, que está atendendo em novo endereço (na Quadra 104 Sul, Rua SE 11, Lote 36, atrás do Supermercado Big Centro).