Alunos de Desenho e Pintura em Tela do Centro de Criatividade realizam Mostra Didática de Artes Visuais

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 01 de julho de 2019 às 17:48

Aproximadamente 100 obras permanecem em exposição até agosto próximo

Ao passar pelos corredores da Fundação Cultural neste mês de Julho, o visitante irá se deparar com uma grande diversidade de trabalhos, cores e temáticas. Fruto do trabalho semestral dos alunos de Desenho e Pintura em Tela do Centro de Criatividade, a Mostra Didática de Artes Visuais foi inaugurada nessa sexta-feira, 28, no Salão de Exposições do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A exposição poderá ser visitada durante todo o mês até agosto.

Ao final de todo semestre, uma exposição é montada para condicionar os alunos à posição de artistas, com a prática do vernissage, além dos momentos de confraternização entre amigos e família.

Mesmo sendo de temática livre, os trabalhos foram organizados para que ficassem reunidos com técnicas e temas parecidos. Já na entrada, as pinturas clássicas, anatômicas e de autorretrato dá boas-vindas aos visitantes. Logo ao lado, os trabalhos voltados às mulheres e à cultura oriental com dragões, gueixas e as marcantes flores de cerejeiras, símbolo nacional do Japão.

Nas paredes do salão, encontra-se a arte voltada ao regionalismo, com paisagens tocantinenses, um passeio pelas comunidades quilombolas do Jalapão até as tradicionais quebradeiras de coco babaçu, que aliás será tema da próxima exposição de Maria Madureira no Salão Exposições da FCP.

Seguindo o corredor, o destaque especial é para a temática LGBT com vários símbolos e cores que se misturam a outras obras com a temática jardim e suas variadas flores. Ao final, a arte jovem, dos artistas de até 10 anos, que, apesar da pouca idade, já produzem com bastante talento.

Os alunos de pintura em tela se utilizaram de técnicas de tinta a óleo e tinta acrílica, conforme explica o professor Ronan Gonçalves (Rogo). E os alunos de desenho técnico realizaram desenho com nanquim, aquarela, lápis de cor e giz pastel, com o acompanhamento do professor Cláudio Montanari.

Os desenhos, que dividem espaço entre as telas pintadas, carregam características pessoais de cada artista. Apenas uma obra de desenho pôde ser inscrita por cada aluno na exposição, sendo ela, a que maior imprimisse seu conhecimento, técnica e inspirações.

Para a aluna de Pintura em tela Marizeth F. Leite, o curso não é apenas para desenvolver habilidades, mas sim uma responsabilidade social. A artista deu um recado aos colegas. “Não desistam, continuem, a arte pode ser um entretenimento, mas ela é muito mais trabalho, autoconhecimento, evolução e muita disciplina. A arte é uma ferramenta de cura e de compartilhamento, através da sua obra você pode despertar e atingir o melhor do outro ser humano”.

A Mostra está aberta para visitação até o início do mês de agosto, no Salão de Exposições da Fundação Cultural de Palmas, no Espaço Cultural, de segunda à sexta das 13 às 19 horas, com entrada gratuita.

Texto: Karla Rayane (estagiária) Revisão e postagem: Iara Cruz