Amastha formaliza adesão da Capital ao programa “Crack, é possível vencer”

Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais

Autor: Polyana Pegoraro | Publicado em 06 de agosto de 2013 às 17:57

Durante solenidade realizada na tarde desta terça-feira, 06, em Brasília (DF), o prefeito de Palmas, Carlos Amastha formalizou a adesão da Capital ao programa federal “Crack, é possível vencer”, que tem como objetivo investir na ampliação dos serviços de enfrentamento às drogas. “Sinto-me orgulhoso como gestor em integrar esse grandioso plano de ação e acredito que em Palmas venceremos essa batalha”, destacou o Prefeito.

As ações do programa serão iniciadas a partir de setembro e para isso a Prefeitura de Palmas investirá R$ 600 mil para os trabalhos que serão desenvolvidos ainda este ano, complementando a contrapartida inicial do Governo Federal que será de R$ 880 mil.

“O combate às drogas é prioridade da gestão, já atuamos no âmbito municipal fortalecendo instituições que exercem atividades de tratamento a dependentes, além disso, temos investido na prevenção, com estímulo ao esporte e lazer saudável, que envolva a juventude afastando desse risco”, destacou Amastha.

O engajamento do Governo Federal no enfrentamento ao problema foi ressaltado pelo gestor, “acredito que o crack seja a droga que mais tem devastado famílias em todo o país e com essa ação descentralizada do Governo Federal, apoiando e fortalecendo as ações na ponta temos grande chance de vencer essa batalha”, enfatizou o gestor.

“Crack, é possível vencer”

O programa conta com ações na área da segurança pública, como reforço no monitoramento por câmeras em pontos estratégicos e onde há comercialização e consumo de drogas mapeados pelo Município. Aliada à repressão, haverá a atuação conjunta com um grupo de profissionais que prestará serviços de forma volante, em um Consultório de Rua, para socorrer usuários e também por encaminhá-los ao Centro de Assistência Psicosocial (CAPS), que já presta atendimento 24 horas por dia.

O tratamento de dependentes também está inserido no programa, que prevê a criação da Unidade de Acolhimento e o fortalecimento de ações por meio do CREAS POP (Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua).