Aprovados pelos jurados técnicos participam de curso Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 09 de agosto de 2022 às 14:21

Cursos acontecem até o dia 10 de agosto, no Distrito Taquaruçu

Iniciando nessa última segunda-feira, com os participantes da categoria 'Rota Gastronômica”, a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), realiza os cursos obrigatórios para os 41 participantes do 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT).  Os cursos terminam nesta quarta, 10, em Taquaruçu para a Rota,  e no auditório do Sebrae (102 Norte) para as categorias do Circuito Gastronômico.

O curso de 'Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos', ministrado em parceria com o Curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Vigilância Sanitária Municipal (Visa) e Sebrae para os participantes concorrentes, que  devem estar acompanhados de mais um colaborador de sua equipe e, ao final, apresentar o certificado de conclusão dos cursos, sob pena de desclassificação, conforme edital do 16º Festival Gastronômico de Taquaruçu, que acontecerá em setembro. 

 

Licença sanitária

Na oportunidade, todos os aprovados nas categorias 'Circuito Gastronômico' deverão pagar a taxa de liberação sanitária de venda fixa em evento, no valor de R$ 123,07. O boleto da taxa pode ser retirado pelo portal da Prefeitura no campo 'emissão de taxas online', selecionando o número da receita '2026-liberação sanitária de venda fixa em evento'. Após o pagamento, o participante deverá ir   até a Casa do Empreendedor para autenticar o pagamento e realizar cadastro na Vigilância Sanitária. Cada participante deverá apresentar cópia do protocolo do processo da liberação sanitária de venda fixa em evento no dia do sorteio dos stands, que acontecerá no próximo dia 11, logo após conclusão dos cursos, sob pena de desclassificação.

A instrutora, nutricionista e professora do curso de nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Tatiana Evangelista, que há nove anos é uma das apoiadoras do FGT, conta que o curso tem o propósito de orientar e explicar aos participantes que manipulam os alimentos, todas as operações relacionadas à manipulação, desde receber alimento, embalar alimento, preparar o alimento, expor o alimento à venda, distribuir a transportar.

“Apoio esse evento há tantos anos, pois vejo que o FGT tem três finalidades: lazer, crescimento e desenvolvimento econômico da nossa cidade e região e fortalecimento de uma identidade gastronômica cultural”, disse.

Para a coordenadora de produtos e serviços de alimentos da Vigilância Sanitária de Palmas, Suely Quixabeira, a instituição a qual representa não deve ser encarada como uma inimiga, e sim, como aliada para o sucesso desse importante evento. “Temos que cuidar da saúde das pessoas, e produzir os alimentos dentro de todas as exigências sanitárias, evitando todas as formas de contaminação, por isso, esse momento aqui é um dos mais importantes para o sucesso do FGT”, disse a coordenadora.

O presidente da Agtur, Tom Lyra, ressalta a importância dessa fase, que é o curso de 'Higiene Pessoal e Manipulação de Alimentos'. “O festival virou uma vitrine para os empreendedores da gastronomia na nossa cidade, por isso, é importante na próxima etapa que estes estejam trabalhando dentro das normas sanitárias, e que possam ter sucesso nos seus empreendimentos”, ressaltou, lembrando que todos os classificados devem obrigatoriamente passar pelos cursos de qualificação.

 

Conteúdos do curso

O curso contemplou as solicitações da RDC 216/2004 da Avisa, Nota técnica 27: Bares, Restaurantes e similares e Nota Técnica 34: Eventos da Prefeitura de Palmas, quanto aos seguintes temas: - Contaminantes alimentares, - Manipulação higiênica dos alimentos em eventos, Armazenamento e recebimento na produção e distribuição de alimentos, Higiene Pessoal, dos Alimentos e Operacional, Medidas de Prevenção contra a Covid-19 (uso de máscara, higienização com álcool 70% e distanciamento entre as mesas e nas filas).

 

Empreendedorismo

Nesta quarta-feira, também haverá uma Curso de Empreendedorismo ofertados em parceria com o Sebrae (TO), e é obrigatório para as categorias do Circuito Gastronômico. O curso de empreendedorismo abordará temas como gestão de preços, como administrar melhor seu negócio gastronômico, entre outros.  às 14h30, no auditório do Sebrae., em Palmas. 

 

Classificação

Nesta edição, todas as 123 receitas que foram inscritas dentro das normas do edital passaram pela etapa de degustação. O julgamento foi feito por profissionais do segmento de alimentação e bebidas de Palmas. O corpo de jurados da degustação foi indicado pelos parceiros do FGT, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pela Empresa Junior do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

As 47 vagas na competição foram divididas pelo edital em cinco categorias: Comidinhas Salgadas (nove vagas), Pratos Salgados (nove vagas), Pratos Doces (nove), Food Truck (cinco) e Rota Gastronômica (dez). No entanto, considerando a nota média de 70 pontos, nem todas as categorias tiveram inscritos suficientes, preenchendo apenas 41 vagas.