Avaliações do Sistema Educacional de Palmas começam a ser aplicadas nesta quarta-feira, 1º

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 01 de março de 2023 às 12:28

Objetivo é acompanhar o processo de ensino-aprendizagem referente às habilidades dos componentes curriculares contidas no Documento Curricular do Tocantins

Começaram a ser aplicadas nesta quarta-feira, 1º, as primeiras avaliações do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep), para aproximadamente 35.000 alunos das turmas de 1º ao 9º ano do ensino fundamental de 48 unidades educacionais da rede municipal. As provas avaliarão os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Geografia, História, Educação Física e Artes, exceto nas turmas de 1º e 2º ano que farão apenas provas de Língua Portuguesa e Matemática.

Ao longo do ano letivo a Secretaria Municipal da Educação (Semed) aplicará cinco provas, sendo esta primeira com caráter diagnóstico que servirá para avaliar o grau de aprendizagem dos alunos em relação à série anterior referente às habilidades dos componentes curriculares contidas no Documento Curricular do Tocantins (DCT ). Outras quatro provas serão aplicadas bimestralmente, com datas previstas no calendário escolar dos meses de abril, junho, setembro e novembro. As avaliações visam identificar os déficits de aprendizagem dos alunos para embasar o desenvolvimento de estratégias individualizadas de recuperação.

Nesta quarta-feira, 1º, participam das avaliações alunos de 23 unidades educacionais entre escolas de tempo integral e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) que atendem alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental. Nesta quinta-feira, 02, as provas serão aplicadas para os alunos matriculados nas escolas de tempo parcial.

A diretora da ETI Luiz Gonzaga, Michele Morais conta que a aplicação das provas na escola é destinada aos alunos do 3º ao 9º ano e acontecem tranquilamente. “A aplicação das provas flui de forma tranquila porque já faz parte da rotina escolar e o resultado servirá para traçarmos um plano de aprendizagens para que tenhamos êxito no decorrer do ano”, afirmou.

Segundo a diretora de Avaliação, Estatística e Formação, Maria Antônia Costa, essa primeira avaliação diagnóstica do Saep tem o objetivo de fazer um levantamento das habilidades de conhecimento dos alunos. “A partir dos resultados dessas avaliações os professores têm subsídios para planejar e desenvolver ações e intervenções pedagógicas focadas nas necessidades dos alunos, fortalecendo assim, o processo de ensino-aprendizagem na rede municipal”, disse.

A secretária municipal da Educação, Fátima Sena esteve na manhã desta quarta-feira, 1°, nas ETIs Cora Coralina e Luiz Gonzaga para verificar o andamento da aplicação das provas e incentivar os alunos à participação, além de ouvir as demandas da gestão da escola.

Texto:  Semed/Palmas

Edição: Secom