Banco do Povo tem índice zero de inadimplência de empréstimos liberados em 2013

Banco do Povo

Autor: Redação Sedem | Publicado em 04 de novembro de 2013 às 11:19

O Fundo Municipal de Desenvolvimento da Economia Popular e Solidária do Município de Palmas (Banco do Povo) comemora os resultados conquistados desde que retomou o processo de concessão de empréstimos, no último mês de julho. Até o momento, foram formalizados, através do Fundo, 42 contratos no valor de R$ 295.500,00 e o índice de inadimplência é zero.

Para o gerente de Geração de Renda do Banco do Povo, Valdemar do Carmo Pereira, esse resultado se deve aos critérios que foram adotados nesta gestão para concessão de novos financiamentos. Segundo Pereira, antes de formalizar o contrato, é feita uma análise criteriosa, na qual são observados o cadastro e o crédito da pessoa. Outra observação feita pelo gerente é a ausência de interferência política no processo. “Hoje temos a liberdade para conceder crédito aos empreendimentos que realmente necessitam”, diz.

Atualmente 12 contratos estão em análise, com previsão de liberação de crédito nesta semana. Entre os processos em análise está o primeiro grupo de economia solidária em agricultura familiar, da qual fazem parte cinco mini- produtores do Assentamento São João.

O saldo em conta corrente para novos empréstimos é de R$ 1.017.046,27 e para este mês de novembro está prevista a instalação de dois novos pontos de atendimento do Banco do Povo: um no distrito de Taquaruçu e outro em Taquaralto, onde o serviço estará disponível uma vez por semana.