Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas começa a formar 30 novos alunos

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 25 de abril de 2017 às 18:25

Ao som da marcha militar Barão do Rio Branco os 30 novos alunos da Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) foram recepcionados para a aula inaugural da turma 2017. As boas vindas foram dadas pelos atuais integrantes da banda e pelos instrutores que trabalharão com o grupo. A aula aconteceu na tarde desta terça-feira, 25, na sede do Batalhão da GMP. Na próxima sexta-feira, 28, as atividades começam na prática.

O maestro José Renison Oliveira explicou aos novos integrantes e aos seus familiares convidados para este primeiro encontro que na banda além de música também é ensinado disciplina e valores cívicos. “Estamos prontos para guiar esses alunos através das partituras e dos acordes e para isso iremos seguir um regimento e aprender valores importantes para a vida como respeito ao próximo, boas maneiras, pontualidade, entre outros,” explicou o maestro.

O instrutor da banda, Cledson Santos Lima, alertou aos pais da importância da vocação musical para o bom desenvolvimento dos futuros músicos. “Muitas vezes os pais decidem colocar o filho na banda e a criança não se identifica ou não evolui no aprendizado da forma que se espera, então é importante que os pais observem se essa escolha agrada aos seus filhos, se as crianças estão felizes, isso é o principal aqui, a felicidade de cada criança”, frisou o músico.

A aluna Gyovanna Ribeiro, de 7 anos, veio de Taquaralto com seu avô, o senhor Antônio Azevedo, e já escolheu um instrumento do coração, a bateria. “Eu quero aprender a tocar bateria, faz tempo que tenho essa vontade, desde que vi  uma menina tocando na televisão e adorei”, lembrou Gyovanna.

A Mônica Cristine, de 8 anos, veio com a família inteira, sua mãe, seu pai e a irmãzinha de 10 meses. “Ela estava ansiosa para estar aqui. Estamos muito felizes pois sei que ela adora tocar, já iniciou um curso de violão e agora vai aprender mais ainda”, explicou dona Maria de Nazaré mãe da estudante.

Atividades

São 30 novos integrantes da Banda Mirim com idade entre 8 e 13 anos, eles terão aulas todas as terças e sextas-feiras, no período vespertino. Dentre os instrumentos que tocam na banda encontram-se Trombone de Vara, Trombone de Pisto, Trompete, Sax Tenor, Sax Alto, Saxofone Soprano, Clarineta, Tuba Bb, Tuba Eb, Bombardino C, Bombardino Bb, Bateria completa, Bombo e Caixa.

Para solicitar que a Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas participe de um evento na Capital basta enviar um ofício solicitando a presença dos músicos com antecedência para a direção da GMP.