Boletim coronavírus (Covid-19): Taxa de transmissão de possíveis novos casos em Palmas diminuiu nas últimas semanas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação/Semus | Publicado em 11 de abril de 2021 às 18:22

Média semanal do número médio de pessoas susceptíveis a ser infectado a cada caso confirmado se manteve abaixo de 1,0

O Boletim Epidemiológico deste domingo, 11, aponta que durante as três últimas semanas, a média semanal do R0 (número médio de pessoas susceptíveis a ser infectado a cada caso confirmado) em Palmas se manteve abaixo de 1,0. Esta semana epidemiológica (SE) 14, assim como a SE 13, encerrou com a média semanal do R0 em 0,75, o que significa que a cada 100 pessoas contaminadas podem surgir 75 novos infectados.

O R0, também denominado como taxa de contágio ou taxa de transmissão, é uma ferramenta utilizada por vários gestores e por entidades governamentais e não governamentais na pandemia. Quando o R0 mantém números abaixo de 1,0 pode esperar uma redução de casos nos dias seguintes.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) destaca o resultado não deve ser associado a um relaxamento das medidas de proteção individual e coletiva.

Também na edição do informativo deste domingo, a taxa de ocupação dos leitos de estabilização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul estão abaixo das ocupações dos últimos dias. Segundo o boletim, a UPA Norte está com 12,9% dos leitos ocupados e a UPA Sul com 6,3%.

Outro dado destacado é a taxa de ocupação dos leitos clínicos, que até a última atualização estava em 59,3%. O número é menor do que a taxa da mesma natureza apresentada nos outros dias, onde ultrapassava os 60% de ocupação. Já a ocupação geral dos hospitais neste domingo é de 70,8%. E a taxa de ocupação dos leitos Covid-19 UTI, públicos e privados, é de 84,2%.

Atualmente, 233 pacientes estão internados em Palmas, sendo 117 (50,2%) moradores da Capital e 116 (49,8%) residentes de outras localidades.

Retrato atual

A Capital contabiliza, neste domingo, mais 76 casos novos da Covid-19, sendo 39 mulheres e 37 homens. Dos novos casos, todos os pacientes cumprem isolamento domiciliar e nenhum foi hospitalizado.

A Vigilância Epidemiológica de Palmas informa que após 392 dias de resposta, até às 09 horas do dia 11 de abril de 2021, totaliza 147.683 notificações para Síndrome Gripal (SG), onde estão incluídos também os casos suspeitos para Covid-19, sendo: 61.969 descartados e 36.497 casos confirmados (números acumulados) para a doença.

Testes e vacinação

Em Palmas, 289 testes foram realizados na rotina deste sábado, 10. A Rede Municipal testou 22 pessoas, com seis diagnósticos positivos para o vírus. O Laboratório Central do Estado (Lacen-TO) fez 202 exames, 39 positivos. A rede privada e as farmácias testaram 65 pessoas, sendo 31 positivos.

Até o momento, 29.579 doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Palmas, 21.131 da primeira dose e 8.448 da segunda dose. Estão sendo vacinados profissionais da saúde, idosos com mais de 67 anos, idosos institucionalizados e cuidadores desses idosos.

Acesse o Boletim Epidemiológico completo clicando aqui.

Mais informações sobre a evolução da pandemia, vacinação e outros assuntos podem ser acessados no site Plantão Coronavírus. https://coronavirus.palmas.to.gov.br/