Câmara Temática do Plano de Mobilidade se reúne na tarde desta terça-feira, 10

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Luiz Henrique Machado | Publicado em 10 de setembro de 2013 às 11:39

Será na sede do Conselho de Arquitetos de Urbanistas – CAU, na 103 Sul, na tarde desta terça-feira, 10, a primeira reunião da Câmara Temática Plano de Mobilidade, uma das três que integram o Conselho de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, instituído pelo prefeito Carlos Amastha. Os membros da Câmara têm vários temas na pauta e as discussões começam a partir das 15 horas.

A criação do Plano de Mobilidade Urbana de Palmas será um dos principais assuntos no encontro, já que a existência do documento é uma exigência da Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela presidência da República em janeiro de 2012. O Plano visa contribuir para o acesso universal à cidade, o fomento e a concretização das condições que auxiliem para a efetivação dos princípios, objetivos e diretrizes da política de desenvolvimento urbano.

Os representantes da Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte – Samot, vão propor também, como parte da criação do Plano, a realização de um diagnóstico que permita ampla discussão sobre a integração do Plano de Mobilidade com o Plano Diretor, com foco na malha viária, sobretudo se ela contempla estrutura atual da Capital no que diz respeito ao transporte e ciclovia. Tal estudo tem como meta o levantamento dos pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades em vários aspectos.

O segundo assunto a ser proposto pela Samot é diz respeito à infraestrutura de Transporte Público Coletivo Urbano, com discussões abrangendo vários itens, entre eles a implantação de novas tecnologias de informação aos usuários do sistema, implantação de novos abrigos e a implantação e requalificação da infraestrutura de mobilidade urbana.

Audiência Pública

Na manhã da última segunda-feira, 09, ocorreu a reunião da Câmara Temática Audiência Pública, na sede do Poder Legislativo Municipal. O encontro serviu, entre outros, para definição do nome do assessor de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Palmas, Hector Franco, como coordenador da Câmara, bem como a escolha dos locais onde a população será ouvida nos encontros que antecedem as Audiências Públicas do Sistema de Transporte.

O centro-sul de Palmas, o Jardim Aureny III, junto com o Taquari, e Taquaralto são os pontos escolhidos pelos membros da Câmara Temático para esse primeiro encontro.