Cemitério Jardim da Paz recebe grande número de visitantes nesta quinta-feira, 2

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 02 de novembro de 2023 às 09:53

Visitas de Finados encerrarão às 18 horas nos quatro cemitérios municipais da Capital

Mais de 30 mil pessoas devem passar pelos cemitérios municipais de Palmas nesta quinta-feira, 2, Dia de Finados. No Jardim da Paz, maior cemitério municipal da Capital, foi grande o movimento já nas primeiras missas do dia, às 8 horas e 10 horas. Outras celebrações serão ministradas às 15 e 17 horas. Policiais militares, guardas metropolitanos e agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) auxiliaram na organização do trânsito e acesso ao estacionamento local.

Há pontos de apoio organizados pela administração do Cemitério Jardim da Paz para atendimento de saúde e orientação ao visitante que precisa localizar a ala e o jazigo do ente falecido. A expectativa é de que, até o fim do dia, seja repetida a estimativa de público visitante do ano anterior, que chegou a 35 mil pessoas.

O credenciamento de vendedores ambulantes garantiu maior organização do comércio de flores e água. Na lateral direita da entrada ficam as tendas organizadas para os vendedores credenciados. A vendedora Luzanira Conceição trabalha nesta data há três anos. "Este ano está bem melhor porque ganhamos ponto abrigado do sol e da chuva. Conserva mais as flores. Comecei a me preparar procurando fornecedores há dois meses porque é uma data em que tenho uma renda extra importante", disse.

As famílias que visitaram o local encontraram o cemitério com capela reformada e as alas de sepultamento limpas e organizadas. "Venho há cinco anos para visitar o túmulo do meu filho Diogo. É a ocasião que tenho para a saudade e reavivar memórias. Assisti a missa e achei o cemitério bem organizado", disse a dona de casa Nazaré Freitas. A visitação aos Cemitérios Jardim da Paz, São Miguel, em Taquaralto; de Buritirana e Taquaruçu se encerra às 18 horas. Até este horário haverá linhas de transporte público gratuitas atendendo suas rotas. Para conferir o itinerário, clique aqui.

Sepultamentos

Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), gestora dos equipamentos, o Cemitério Jardim da Paz recebeu, até outubro deste ano, 9.500 sepultamentos; enquanto o Cemitério de Taquaruçu, outros 743 sepultamentos. No Cemitério de Buritirana, há outros 154 jazigos e no Cemitério São Miguel, em Taquaralto, cerca de 1.600 pessoas foram ali enterradas.