Cerca de 12 mil estudantes da Rede Municipal farão a prova do Saep a partir desta segunda, 24

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 21 de março de 2014 às 18:09

 A avaliação para alunos do 3º, 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental vai até o dia 27 de março.

Cerca de 12 mil estudantes das escolas da rede municipal de ensino da Capital farão na última semana de março, dos dias 24 a 27, a primeira prova do ano do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (SAEP). O Sistema de Avaliação do Município passa neste ano a analisar alunos das turmas de 3º, 4º e 8º anos do ensino fundamental, além das turmas de 5º e 9º anos que já participavam do SAEP nos anos anteriores.

 

Ao todo, o Sistema de Avaliação SAEP passa de um universo de 5 mil alunos para cerca de 12 mil alunos a serem avaliados de todas as unidades educacionais. As edições anteriores contemplavam 145 turmas e a partir deste ano esse contingente passa a ser de 375 turmas avaliadas. Outra novidade nas avaliações do SAEP deste ano é a inclusão da disciplina de Ciências da Natureza e a avaliação da alfabetização.

 

O SAEP  é uma avaliação externa realizada desde 2012, pela Secretaria Municipal da Educação, com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública palmense, com o objetivo de orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. A Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação é o setor da Semed responsável pela elaboração, aplicação, correção, tabulação de dados, divulgação dos resultados e produção de relatórios técnico-pedagógicos, subsidiando as unidades educacionais na melhoria da aprendizagem.

 

Segundo a diretora de Avaliação, Estatística e Formação, Marta Pacheco Ramos, o SAEP, ao completar seus três anos de implantação no Município, tem proporcionado um grande ganho para a rede, pois tem permitido aos gestores escolares e demais agentes da educação detectar e realizar as devidas intervenções nos pontos mais frágeis da aprendizagem apontados nas avaliações, permitindo também um comparativo entre um processo e outro da avaliação, uma vez que esta tem um caráter diagnóstico, formativo e de rendimento.

 

Investimentos

Além da avaliação diagnóstica de 5º ao 9º anos do ensino fundamental aplicada no final de fevereiro e esta edição do SAEP que acontecerá a partir da próxima segunda (24), as escolas também receberão no mês de abril o material de suporte - apostilas da alfabetização e de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza para as turmas avaliadas pelo SAEP dos anos iniciais e finais. Através do portal do SAEP na Internet as escolas também terão acesso a um banco de itens nos moldes da Prova Brasil/Saeb e avaliações online, visando fortalecer o processo ensino-aprendizagem.

 

A secretária municipal da Educação, Berenice Barbosa, explica que o objetivo do SAEP é acompanhar de perto o rendimento dos estudantes, detectando de maneira ágil as dificuldades de aprendizagem. “Os resultados apontam a eficiência e a qualidade do trabalho desenvolvido em cada unidade educacional, que serão aproveitados nas diversas instâncias do sistema de ensino. Com esse retrato, é possível, por exemplo, ajustar as práticas docentes à realidade dos estudantes e traçar políticas públicas de melhoria da Educação Básica”, afirma.