Ciclismo Brasileiro de Estrada conhece os campeões de 2022 na prova de contrarrelógio

Fundação Municipal de Esportes e Lazer

Autor: Deni Rocha e Chico Barros | Publicado em 24 de junho de 2022 às 19:19

Na categoria Elite, Ana Paula Polegatch e Lauro Chamam venceram; e Vinicius Rangel e Ana Vitória Magalhães levaram a melhor na Sub23.

O primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada de 2022 realizado em Palmas conheceu os campeões da prova de contrarrelógio individual, nesta quinta-feira, 23, nas categorias Elite, Sub23, Junior, Juvenil e Infantojuvenil. Ana Paula Polegatch e Lauro Chamam venceram mais uma vez, repetindo o resultado de 2021, na categoria Elite, e Vinicius Rangel e Ana Vitória Magalhães levaram a melhor na Sub23.

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) ressalta que os percursos chegaram a 30km de distância, como no caso da Elite masculino, e os atletas tiveram que superar o clima seco e muito vento para estabelecerem os melhores tempos. "Gostaria de agradecer por tudo que a CBC faz por nós e também a minha equipe. O campeonato está lindo, as provas estão acontecendo em um percurso bastante exigente, com muito vento, e isso faz muita diferença na hora de escolher a melhor estratégia. Hoje eu corri carregando um presente que o meu filho me deu e acabou me dando sorte. Essa vitória é para ele e toda minha família", contou Lauro Chaman.

Ana Paula Polegatch, da equipe Unifunvic/Pindamonhangaba, comemorou o tetracampeonato da prova após marcar 28min53se para percorrer os 20km do percurso. Tamires Radatz, do Avai/FME Florianópolis, registrou 29min30seg e conquistou a segunda colocação, seguida por Taise Benato, da Santos Cycling Team/Fupes, com 29min50seg na terceira posição. "Esse é o meu quarto título nacional de contrarrelógio e teve um gostinho ainda mais especial. Eu não tive oportunidade de fazer nenhum teste para esse brasileiro, peguei dengue, tive uma queda recente, então agora é que estou retomando os treinos e fiquei muito feliz com o meu desempenho", destacou Ana Paula Polegach.

Os campeões das categorias de base foram: Pedro Miguel (Indaiatuba Cycling Team) e Mayra da Costa e Silva (Santos Cycling Team/Fupes) na Júnior; Luis Fernando Bonfim e Catharine Vieira (Associação Ciclistica Rolandense) na Juvenil e Pedro Lucas e Manuela de Carvalho na Infantojuvenil.

Provas

A prova de contra-relógio no ciclismo consiste em disputas individuais. O ciclista percorre um percurso mais curto que as demais provas, normalmente varia entre 30 e 40 quilômetros de extensão. O competidor que faz o percurso no menor tempo se torna o vencedor da prova.

Outra modalidade é a prova de resistência, uma corrida onde os atletas largam juntos formando um extenso pelotão. Diferente da disputado no contrarelógio, nessa prova os atletas contam com companheiros de equipes e percorrem longas distâncias, normalmente, acima de 100 quilômetros. O vencedor é aquele que cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

Organização

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2022 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), com apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Municipal do Esporte e Lazer (Fundesportes), Governo do Estado do Tocantins e ASW Racing.

24/06 – Prova de resistência – Categorias de base

25/06 – Prova de Resistência – Elite e Sub23 feminino