Cmei Recanto Infantil promove palestra sobre a elaboração do Plano de Ensino Individualizado

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed Palmas | Publicado em 10 de abril de 2024 às 15:35

A exposição será nesta quinta-feira, 11, com a terapeuta da aprendizagem e neuropsicopedagoga Marília Sávia

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Recanto Infantil, localizado no Jardim Aureny III, realizará nesta quinta-feira, 11, das 8h às 12h, a segunda etapa de formação sobre inclusão, com uma palestra sobre elaboração do Plano de Ensino Individualizado (PEI). A exposição do tema será feita pela terapeuta da aprendizagem e neuropsicopedagoga Marília Sávia, que ajudará os profissionais na elaboração do PEI da unidade educacional.

Durante a explanação, professores e professoras poderão esclarecer suas dúvidas sobre o Plano que é considerado uma proposta de organização curricular que norteia a mediação pedagógica do professor, assim como desenvolve os potenciais ainda não consolidados de alunos portadores de alguma especificidade.

De acordo com a diretora do Cmei, Goiandira Clemente, a primeira etapa da formação foi realizada com os professores no início do ano letivo, já abordando sobre tópicos como identificação, como trabalhar as propostas interessantes para  trabalhar os diversos modelos de inclusão. “Amanhã nós trabalharemos uma proposta que é o Plano Educacional Individualizado, de forma que os professores consigam elaborar com eficiência o que é um direito da criança. A palestrante Marília Sávia se dispôs a trabalhar com a gente e ensinar os nossos professores como elaborar o PEI. Além de ministrar toda a palestra, ela trará todo o material necessário para fazê-lo na prática. Dessa forma, os professores vão praticar e elaborar o PEI juntamente com ela”, esclarece.

A diretora disse ainda que “o estudo tem como objetivo discutir e argumentar sobre o que é o Plano de Ensino Individualizado (PEI), qual a função e a importância para a educação inclusiva, bem como dar suporte para que o professor reconheça seu papel nesse contexto e consiga realizar de fato uma educação inclusiva”, afirma.