Com estacionamentos asfaltados, avança recorte de canteiro central da Avenida LO-9

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 16 de novembro de 2023 às 09:16

Obra de requalificação urbana da antiga pista do aeroporto de Palmas foi iniciada em agosto deste ano

A requalificação de infraestrutura urbana na Avenida LO-9, em Palmas, vem avançando. Iniciada em agosto de 2023, cerca de um terço das intervenções previstas já foram executadas. O percentual de execução atual é de 29,5% do projeto, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).

Já está concluída a etapa de macrodrenagem e a pavimentação dos bolsões de estacionamento entre as Quadras Arso 31 e 41 (303 e 403 Sul). Nesta quinta-feira, 16, estão em andamento as bocas de lobo, estruturas de captação de águas pluviais neste trecho, e a abertura do canteiro central já está avançando para as quadras seguintes.

O recorte do asfalto foi iniciado entre as Quadras Arso 32, 33, 42 e 43 (Arsos 305, 307, 405 e 407 Sul). Todo canteiro central receberá paisagismo e iluminação pública com luminárias de diodo emissor de luz (LED).

A abertura e fechamento de pistas seguem sendo feitas com placas e cones para segurança da avenida que tem vários pontos em obras. A Seisp pede a compreensão a moradores e comerciantes da antiga pista do aeroporto em função dos transtornos momentâneos com a movimentação de máquinas e intervenções em andamento. “Ainda ouvimos relatos dos clientes sobre dificuldade com o estacionamento. Não estamos esperando que termine tão rápido, mas entendemos que ano que vem vai ser algo funcional e agradável para todo mundo”, avaliou a comerciante da Arso 41 Corália Emmerick. O prazo de conclusão da obra é de 12 meses.

Projeto inédito

Conforme já divulgado pela Prefeitura de Palmas, o projeto é inédito visando tornar a Avenida LO-9 em um ponto de referência em acessibilidade e integração de área comercial e espaços voltados para lazer e esporte.

Nas Quadras Arso 31 e 41 (303 e 403 Sul), especificamente, o projeto apresenta melhorias exclusivas, como calçadas mais largas e com acessibilidade, pavimentação asfáltica dos bolsões de estacionamento e espaços de convivência com academia ao ar livre e playground.

O investimento na avenida chega a R$ 10.263.957,40 para implantação de infraestrutura urbana repaginada, desde o cruzamento da Av. LO-9 com a Av. NS-1 até o cruzamento com a Av. NS-15, incluindo drenagem pluvial, terraplanagem, iluminação em diodo emissor de luz (LED), sinalização viária, ciclovia, paisagismo e outras melhorias.