Comitê PrevIncêndio de Palmas se reúne para fechamento de ações do ano de 2023

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Jordane Pinheiro dos Santos - sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom | Publicado em 15 de dezembro de 2023 às 13:09

Apresentação de revisão do plano para 2024 inclui o incentivo a substituição do fogo por ações que visam a conservação ambiental

Sob a coordenação da Fundação de Meio Ambiente (FMA) e da Defesa Civil, os integrantes do Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos no âmbito do município de Palmas (PrevIncêndios) se reuniram para o fechamento das ações de 2023 e a revisão do plano de ações para 2024. A reunião ocorreu no auditório do resolve Palmas da Avenida JK, na tarde desta quinta-feira, 14, às 14 horas. No relatório da Defesa Civil, referente as ações de recuperação, foi informado o plantio de 1.870 mudas.

Muito mais que combater focos de incêndio, a Brigada Civil atua na prevenção de queimadas com atividades de palestras em escolas e visitação em propriedades rurais e também com o trabalho de recuperação de zonas afetadas. Para o ano de 2024, o Comitê pretende reduzir ainda mais os danos causados à natureza.

A presidente da FMA, Meire Carreira, na abertura da reunião ressaltou a importância da atuação conjunta através do PrevIncêndios, para alcançar bons resultados. “É um trabalho de muita relevância, que envolve não só os agentes públicos, mas a sociedade civil e a iniciativa privada, e que é uma prioridade dessa gestão municipal, a prevenção e o combate às queimadas, para proteção do meio ambiente e da vida de todos os palmenses”, ressaltou.

O superintendente da Defesa Civil, Bruno Grama, apresentou os dados sobre as atividades da Brigada Civil. Segundo Grama, foram realizadas 155 ocorrências de focos de incêndio, sendo:

• Julho: 32 focos
  • Agosto: 59 focos
  • Setembro: 52 focos
  • Outubro: 9 focos
  • Novembro: 3 focos

“Nosso trabalho é resultado da boa administração e escolha do pessoal que trabalha conosco, foi de suma importância o incentivo da gestão e a união das secretarias para a realização desse trabalho”, afirma o superintendente.

A diretora de Gestão Ambiental, Paula Raquel Barreto Rodrigues, apresentou o relatório das ações de sensibilização da FMA, onde informa que em 2023 foram realizadas cinco ações, sendo elas: palestras em escolas, alcançando um público de 482 alunos; visitas em 278 propriedades rurais para conscientizar sobre às queimadas (maio a agosto); contratação e capacitação de 16 brigadistas; aquisição de equipamentos de proteção e máquinas de combate ao fogo e a realização do combate e supressão das queimadas e incêndios.

Para 2024, o comitê prevê intensificar os trabalhos que visam à prevenção e o controle do uso do fogo, reduzir a incidência de focos de incêndio no município de Palmas, incentivar a substituição do uso do fogo como instrumento de manejo do uso do solo e priorizar ações visando à conservação ambiental, além de contribuir para a qualidade de vida da população do município e região.

Comitê PrevIncêndio Palmas

Fazem parte do Comitê PrevIncêndio Palmas a FMA, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), a Agência Municipal de Turismo (Agtur), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), a Companhia de Saneamento do Tocantins (BRK), a Companhia de Energia do Tocantins (Energisa), a Associação Água Doce - Movimento de Proteção ao Taquaruçu Grande e a Associação Governança Turística de Taquaruçu (Goverta).

Texto: Jordane dos Santos - estagiária sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Secom