Comunidade pode ajudar garantir limpeza e eficiência da rede de drenagem

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Redação Secom | Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 09:13

Serviço é realizado diariamente pela Superintendência de Obras Viárias da Seisp

Com a temporada de chuvas a atenção para limpeza e manutenção das bocas de lobo na Capital é reforçada. Essas estruturas cumprem uma função essencial no sistema de drenagem urbana, podendo evitar inundações, além de prevenir transtornos para o trânsito, mobilidade urbana e para a qualidade de vida do cidadão.

Por isso, diariamente, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), mobiliza equipes para manter a limpeza e a manutenção das bocas de lobo, para desobstruir as galerias de águas pluviais da cidade em ação preventiva.

Segundo a Superintendência de Obras Viárias, o serviço é ativo tanto em época de chuva quanto, principalmente, em período de estiagem. Ao longo de 2023, um total de 1.350 grelhas de bocas de lobo foram trocadas em ruas e avenidas da Capital.

Como colaborar

No período chuvoso, é mais fácil o cidadão visualizar locais que apresentam maior demora no escoamento de água das chuvas em sua rua. Nesses casos, basta informar o endereço de bocas de lobo obstruídas ou com tampas danificadas pelo telefone (63) 3212-7404, disponível de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. A agenda de atendimentos é constantemente atualizada com base nas demandas da comunidade.

Além disso, evitar o descarte inadequado de lixo e entulho nas ruas e calçadas é uma forma eficaz de manter o bom funcionamento do sistema de drenagem. Afinal, com os ventos e as chuvas, esses resíduos, quando mal acondicionados, podem facilmente ser carregados para esses canais, resultando no entupimento. Por isso, a colaboração da população é essencial para manter os canais de coleta de águas pluviais livres de transtornos.