Comunidade une forças ao mutirão de combate à dengue

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 11:53

Os moradores da quadra 407 Sul uniram forças e junto aos agentes de combate a endemias, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana, Marinha, Defesa Civil Estadual e Municipal saíram de porta em porta durante o mutirão de combate ao Aedes aegypti. Na manhã desta sexta-feira, 27, foi a vez das quadras 403 e 407 Sul receberem a ação. O mutirão já percorreu parte da área Norte e deve continuar visitando as residências da região Sul.

Mesmo com o filho de pouco mais de um ano, a pedagoga Ana Iris Santana, que mora na 407 Sul,  não mediu esforços para ajudar na luta contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Junto a outros 20 moradores da quadra formaram uma equipe que recebeu até uniforme para ajudar o poder público no combate ao vetor. "É muito importante vestir a camisa e ajudar, afinal eu moro nesta quadra e apesar de cuidar do meu quintal é preciso alertar vizinhos e toda a comunidade. Aproveitei para trazer meu filho porque assim ele também vai aprendendo desde o berço a ser um cidadão consciente", disse a moradora.

Uma das casas visitadas foi a de Dário Patrick Vasconcelos, servidor público. Apesar de manter o quintal limpo e bem organizado, os agentes encontraram larvas do mosquito em uma bromélia, planta que acumula água por ter folhas largas. "Nós sempre estamos de olho no quintal, mas às vezes é nos pequenos detalhes e onde a gente menos espera é que o mosquito se esconde. Agora com as orientações do agente, não iremos mais deixar de olhar também nas plantas", destacou o morador.

"Temos visitado as casas e percebemos que muitas vezes o quintal é bem cuidado, mas ainda encontramos criadouros do aedes em tampinhas de refrigerante, capas plásticas de piscinas que acumulam água da chuva. O importante a cada chuva é observar onde se acumula água e eliminar antes que acabem se tornando um possível foco", lembrou o agente de endemias, que participou do mutirão, Francisco Feitosa.