Confira como vai ficar o funcionamento dos serviços de saúde no final do ano em Palmas

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 29 de dezembro de 2022 às 12:04

População contará com urgência e emergência no ponto facultativo e final de semana; demais atendimentos retornam na segunda-feira

Com o ponto facultativo decretado para esta sexta-feira, 30, antevéspera do Ano Novo, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa que apenas os serviços de urgência e emergência estarão disponíveis no município. Os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs), farmácias municipais, policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Vigilância Sanitária (Visa), Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) e sede administrativa da Semus retornam na próxima segunda-feira, dia 2 de janeiro. 

Destaca-se que a rotina de vacinação de rotina e anticovid também será retomada na segunda. A programação será divulgada pela Semus previamente. 

O atendimento essencial de urgência e emergência continua sob regime de plantão no final de semana. Ou seja, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das regiões Norte e Sul e Taquaralto atendem diariamente em regime de 24 horas; o Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu) segue disponível 24 horas e pode ser acionado pelo telefone 192; e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), exclusivamente para os pacientes já acolhidos.

 

Covid-19 nas UPAS
A Semus reforça que usuários com suspeita de covid-19 ou nos casos em que o paciente apresente um quadro de maior gravidade poderão ser atendidos nas UPAs Norte, Sul e Taquaralto nesta sexta, quando as USFs não abrirão. Nos prontos atendimentos, os usuários serão acolhidos e atendidos em conformidade com a classificação de risco. A partir de segunda, pacientes com suspeita voltam a ser atendidos nas USFs, das 7 às 19 horas