Cozinha Show mostra o poder da gastronomia indígena no Tocantins

Agência de Turismo

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 07 de setembro de 2019 às 15:12

Sob o comando dos Chefs Embaixadores da Gastronomia no Tocantins, a Cozinha Show teve o Paella Tocantinense como prato principal

Uma cozinha especial que levou os convidados e público presente à uma viagem que destacou toda identidade e os ricos ingredientes de uma cultura forte e bastante apreciada em nosso estado que é a culinária indígena. Sob o comando dos Chefs Embaixadores da Gastronomia no Tocantins, Malena Mota, Ruth Almeida, e Thiago Siintani, a Cozinha Show desta sexta-feira, 06, teve o Paella Tocantinense como prato principal, que reforçou a essência local da nossa região e do nosso povo. 


Com a forte valorização da culinária do estado, e combinações de ingredientes de nossas raízes, dentre eles o pirarucu, carne de sol, e a galinha caipira, a proposta do prato é voltada a uma experiência de visita aos sabores da infância, o resgate das memórias da família; o carinho e cuidado na preparação foram os responsáveis por trazer à tona essa memória afetiva.


A apresentação encantou todos que estavam presentes e, os ingredientes, e a dinâmica entre os chefs, chamou a atenção das amigas Raelza Ferreira e Francisca Fábia que estavam atentas em todos aos detalhes da receita, anotando as dicas para reproduzirem o prato em casa. “É a primeira noite que a gente vem ao festival esse ano, e o espaço do Cozinha Show chamou nossa atenção para ver o que estava sendo preparado. Fiquei bem atenta porque são três elementos bem regionais, fáceis de encontrar, e tenho certeza que está ficando maravilhoso pois os três chefs estão em uma sintonia que tá bonito de ver. Nós com certeza vamos levar esse prato para a mesa de nossas famílias”, destaca Raelza. 


A chefe Malena Mota, prata da casa, conhecida por valorizar e promover a culinária tocantinense por todo o país e vencedora do Prêmio Nacional Dólmã em 2018, prêmio máximo da gastronomia brasileira, lembrou da necessidade de usar os ingredientes que fazem parte das raízes indígenas.  

 

“Eu acredito sempre na cozinha brasileira de raiz, e quem chegou aqui primeiro foram os povos indígenas e isso aqui no Tocantins é muito forte. Nós não temos vergonha disso, temos muito orgulho. Buscamos trabalhar com os ingredientes que temos em nossos quintais e, essa identidade indígena culinária é umas das culinárias mais ricas de todo o Brasil,“ destacou. 


Já a chef e embaixadora Ruth Almeida, conhecida por sua trajetória de superação e por trabalhar com a culinária indígena e quilombola, lembra da referência que o Festival Gastronômico de Taquaruçu têm em demais cidades do nosso estado. “Para mim é muito gratificante ver que várias cidades estão se inspirando no festival gastronômico da Capital, para trabalhar e valorizar a identidade da culinária local. Estaremos na abertura do primeiro Festival Gastronômico de Miracema,” disse. 



Cozinha Show


A Cozinha Show é um projeto que consiste no preparo de pratos especiais que prezam a valorização da criatividade na elaboração e dos ingredientes regionais, para que o público e convidados possam aprender as receitas, os segredos e detalhes de preparo, além de poder degustar das deliciosas receitas. Os sabores regionais são as principais inspirações para a confecção dos pratos e os chefs apresentam seus talentos em preparações diferenciadas e cheias de sabor durante o Festival Gastronômico.

 


(Texto dos estagiários Lukas Marinho e Taygo)