Distrito de Taquaruçu recebe ação de sensibilização e combate às queimadas neste sábado

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 03 de agosto de 2023 às 05:33

Intenção é orientar a comunidade sobre os riscos do uso fogo no período de estiagem

O Comitê Municipal de Prevenção, Controle e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos (PrevIncêndio), sob a coordenação da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), realiza no próximo sábado, 5, o Dia 'D' de Sensibilização e Prevenção às Queimadas. A ação será realizada em duas etapas, sendo a primeira no Distrito de Taquaruçu e a segunda na região de Taquaruçu Grande, agendada para o dia 12 de agosto.

A intenção é orientar a comunidade sobre os riscos do uso fogo no período de estiagem, uma vez que se trata de uma época que favorece a ocorrência de incêndios, devido à presença constantes ventos fortes, temperaturas elevadas e tempo seco. Além das orientações, a população também será informada sobre a legislação ambiental, especialmente sobre o uso do fogo e as consequências para casos de descumprimento.

Segundo a presidente da FMA e PrevIncêndios, Meire Carreira, é auxiliar a população, especialmente as pessoas que morar na zona rural, a entender sobre os riscos do uso do fogo e assim evitar prejuízos ambientais e materiais decorrentes das queimadas.

O Dia ‘D’ é o ponto alto do trabalho de sensibilização sobre queimadas, porém, o trabalho começa com o início do período de estiagem. Além da Fundação de Meio Ambiente, outros órgãos se engajam neste movimento, tanto do próprio Município, quanto dos governos do Estado e Federal, além da iniciativa privada e organizações não governamentais e sociedade civil.