Ecopontos e aterro de Palmas recebem visita técnica da Semarh

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 22 de dezembro de 2023 às 13:33

Visita a equipamentos do Município vai ajudar na implementação de documento que vai nortear diretrizes e normas para gestão de resíduos sólidos de todo o Tocantins

Os Ecopontos de Galhada e Pneus e o Aterro Sanitário de Palmas receberam visita no último dia 19 de dezembro de gestores e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que estão realizando visitas técnicas para mapeamento da gestão de resíduos sólidos no Tocantins. O mapeamento, segundo a pasta estadual, irá auxiliar na implementação de Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

“A Semarh está fazendo um trabalho de mapeamento de iniciativas da cadeia de resíduos sólidos e essa visita foi muito importante para entendermos como a Capital está cuidando dos resíduos, quais são os planos para pensarmos em formas de cooperação e parceria. Ficamos bem impressionais com o que vimos”, disse a diretora estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Figueiredo.

Atualmente, Palmas possui dois ecopontos, que são pontos de referência para destinação de restos de poda (galhadas) e pneus desgastados para reaproveitamento. No Ecoponto de galhadas, todo resíduo recolhido de podas de parques e praças e da poda doméstica realizada pelos moradores da Capital é submetida a trituração para produção de compostagem, que é usada como insumo orgânico nos parques e jardins públicos da Capital.

Já o Ecoponto de Pneus de Palmas recebe voluntariamente de cidadãos e borracharias todo pneu sem uso para devolução à cadeia de logística reversa da indústria de borracha. Segundo ela, 70% dos pneus inservíveis recolhidos em todo o Brasil são utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo.

Outro equipamento visitado foi o Aterro Sanitário de Palmas para onde é dada a destinação final e o tratamento dos resíduos sólidos coletados de porta em porta em toda a Capital. Por dia, são encaminhados para lá cerca de 340 toneladas. Após a visita técnica, a gerente estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Hélia Pacheco, elogiou a gestão dos equipamentos visitados. “A gente pôde constatar que o trabalho é muito bem feito. Tudo está sendo destinado para locais adequados atendendo a lei. Ficamos muito felizes em conhecer e divulgar para outros municípios como exemplo”, explicou.

A secretária-executiva da Semarh, Mônica Avelino, também classificou a visita como de grande importância. “É muito necessário que saibamos a forma como está sendo tratado, para definir diretrizes e normativas para o Estado e a aplicação disso é muito importante para a sustentabilidade e minimizar impactos no clima. Estamos no período de aprimoramento de conhecimentos. A gente tem que pensar como viabilizar técnicas para municípios menores”, disse Mônica.

As visitas foram conduzidas pelo secretário-executivo de Serviços Públicos, William Roberto de Ataídes, que explicou a operação de cada ecoponto e do aterro. “Essa visita foi muito boa para que a Semarh veja como o Município de Palmas está trabalhando e para que a interação entre Município e Estado continue ocorrendo de forma transparente. É sempre uma oportunidade, inclusive, para pensarmos em parcerias e novos projetos”, avaliou o secretário-executivo William Roberto de Ataídes.

Texto: Juliana Matos, com informações da Semarh