Educação de Palmas inicia aplicação das provas do Saep nesta terça-feira, 12

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Semed Palmas | Publicado em 08 de março de 2024 às 13:43

Cerca de 33 mil estudantes da rede municipal de ensino participam da primeira etapa das avaliações

A rede municipal de ensino de Palmas já está com tudo pronto para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep). A primeira etapa será realizada nos próximos dias 12 e 13 de março com a participação de cerca de 33 mil estudantes da rede pública da Capital. A avaliação diagnóstica compreende os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, abordando pré-requisitos básicos da série anterior nas turmas de 1º ao 9º anos.

Na terça-feira, 12, a aplicação das provas será nas unidades educacionais de tempo integral e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que atendem turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Já na quarta, 13, será a vez dos estudantes das unidades de atendimento parcial realizarem as provas. O início da avaliação será às 8h para as turmas da manhã e às 14h para as turmas do turno vespertino. Nas escolas de tempo integral, o horário de início da avaliação será diferenciado, sendo às 8h30 ou às 13h30, a critério da unidade.

A duração mínima da avaliação é de um hora e meia e máxima de duas horas. Os alunos com necessidades educacionais especiais, que tenham laudo médico e necessitem de acompanhamento individualizado, devem realizar as provas nas Salas de Recursos Multifuncionais. Os alunos com baixa visão serão atendidos com provas ampliadas, conforme determinação do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Segundo o diretor de Avaliação, Estatística e Formação da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Cirley Bandeira, “o objetivo dessa avaliação é subsidiar as unidades educacionais, a partir das respostas dos alunos e dos resultados alcançados, oferecendo um ponto de partida para auxiliar no planejamento ou replanejamento dos docentes.”

Saep

O Sistema de Avaliação Educacional de Palmas é realizado desde 2012 pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) com a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública palmense, e, desta forma, possibilitar a orientação aos gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.