Educação municipal e estadual alinham parceria para 2024

Gabinete da Prefeita

Autor: Redação Semed / Edição: Denis Rocha | Publicado em 11 de janeiro de 2024 às 09:33

Reunião das pastas trata sobre integração de rotas de transporte, controle de frota e provimento de educação inclusiva

Durante reunião realizada nesta quinta-feira, 11, na sede da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), entre o secretário estadual de Educação, Fábio Vaz, e o secretário municipal da Educação, Fábio Chaves, foram debatidas possíveis parcerias para otimizar a gestão educacional nas duas pastas que promovem importantes serviços de educação no Tocantins. Na ocasião, foram tratados assuntos como cessões de imóveis estaduais para utilização pela rede municipal, otimização e integração de rotas comuns do transporte escolar, educação de jovens e adultos, educação inclusiva e ambiental.

Fábio Chaves apresentou um panorama da educação palmense e do trabalho realizado à frente da pasta municipal. Já Fábio Vaz apresentou inovações que podem ser utilizadas pela Semed, como o sistema transcolar desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que possibilita a aferição e controle dos trajetos dos ônibus escolares.

Ele considerou a reunião como um momento ímpar para o Estado do Tocantins e sua Capital, uma vez que são os entes públicos que provêm os dois segmentos mais importantes da educação, o Ensino Médio e o Fundamental. Segundo o secretário, o alinhamento em assuntos como informatização da gestão do transporte, otimização de rotas de transporte escolar, educação de jovens e adultos e educação inclusiva podem ser de grande proveito para as duas gestões.

Fábio Chaves também salientou a importância da parceria com o Estado do Tocantins no provimento da Educação Especial na formação das equipes multidisciplinares das salas de recursos e nos polos de atendimento que serão criados, além do trabalho conjunto para implementação da escola bilíngue, importante equipamento para ampliar o provimento da educação inclusiva.

“Várias estratégias e encaminhamentos foram pautados. A partir de agora, as duas equipes técnicas já saem com suas agendas voltadas à construção desta política integrada. Quem ganha é a população de Palmas que já conta com uma educação de qualidade, mas que deve ser integrada entre os ensinos infantil, fundamental e médio. Somente com este alinhamento que estamos vivendo é que poderemos alcançar os melhores resultados”, considera Fábio Chaves.

Participaram do evento ainda o secretário-executivo da Semed, Evandro Borges, a diretora de Avaliação e Ensino da Seduc, Anice Moura, e o diretor de Apoio às Escolas – Transporte da Seduc, Herton Mota.

Texto: Rerdação Semed

Edição: Denis Rocha/Secom